Metodologias ativas de aprendizagem e o protagonismo juvenil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVESP-USP EACH EVC-ÉTICA, VALORES E CIDADANIA NA ESCOLA

DÁRCIO DOS SANTOS FRANCOLINO

Metodologias ativas de aprendizagem na colaboração do protagonismo juvenil

São Paulo 2012

DÁRCIO DOS SANTOS FRANCOLINO

Metodologias ativas de aprendizagem na colaboração do protagonismo juvenil

São Paulo 2012

DÁRCIO DOS SANTOS FRANCOLINO

Metodologias ativas de aprendizagem nacolaboração do protagonismo juvenil

Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Pós-Graduação de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola. Área de concentração: Educação Orientadora: Profa. Dra. Maria Paulina de Assis.

São Paulo 2012

Nome: FRANCOLINO, Dárcio dos Santos.

Título:

Metodologias

ativas

de

aprendizagem

na

colaboração

do

protagonismojuvenil

Trabalho

de

Conclusão

de

Curso

apresentado à Universidade São Paulo e à Universidade Virtual do Estado de São Paulo para obtenção do título de PósGraduação do Curso de Espacialização Ética, Valores e Cidadania na Escola.

Aprovado em:

Banca Examinadora

Dedico este estudo à minha esposa pela compreensão e auxílio, aos meus filhos motivos constantes do meu esforço navida acadêmica e a minha querida Ziza.

Agradecimentos À Profa Dra. Paulina, pela orientação de todo o desenvolvimento da monografia colaborando no aperfeiçoamento e caracterização científica deste trabalho. À Profa e Mestra Kénya, pela avaliação das pesquisas coletivas. Ao Professor Ulisses Araújo, por gerir todo esse curso de especialização Às instituições Universidade São Paulo eUniversidade Virtual do Estado de São Paulo, pela colaboração da formação de profissionais da educação. Ao público envolvido nesta pesquisa, que permitiram coletar os dados

Ninguém educa sozinho, os homens se educam entre si mesmos. Paulo Freire

RESUMO Com o objetivo de aproximar algumas propostas do curso “Ética, Valores e Cidadania na Escola” à realidade da profissão docente, atuei como observadorno próprio local de trabalho durante o primeiro semestre deste ano para investigar algumas práticas de ensino durante as aulas de filosofia. Dentre as práticas o debate ganhou força e expressão nas turmas onde muitos alunos procuravam saber quando seria o próximo assunto para debater. O local do estudo de caso foi uma escola estadual da Zona Leste de São Paulo, pertencente à Diretoria de EnsinoLeste II. O público alvo foram 27 alunos do primeiro ano do ensino médio. A metodologia aplicada respeitou os princípios da pesquisa qualitativa em educação e o instrumento de coleta de dados foi o questionário de dez perguntas organizadas entorno de cinco temas. O objetivo geral era conceituar o debate como uma situação de Aprendizagem Baseada em Problemas que oferece oportunidade ao protagonismojuvenil. Dos objetivos específicos se destaca a proposta de aperfeiçoar a prática docente a partir de referências bibliográficas que fundamentam e validam tal método. Para isso, os autores estudados, os documentos e os registros estudados, analisados justificam a necessidade e a importância do problema proposto. Os resultados apontam para compreender a aprendizagem no ensino médio para formar oaluno consciente de seu papel na sociedade a desenvolver competências de aprendizagem contínua e transformadora na sua inserção social. Inserção social transformadora pressupõe traços de um sujeito protagonista de suas decisões e projeto de vida. A escola deve, por conseguinte, marcar profundamente esse processo de formação nos últimos três anos da educação básica ou propriamente ensino médio adespertar a autonomia para uma prática social de cultura, valores, sucesso por meio de metodologias ativas de aprendizagem. Palavras chave: protagonismo juvenil; ensino e aprendizagem; competências; problema.

ABSTRACT Aiming to bring some proposals of the course "Ethics, Values and Citizenship in School" to the reality of the teaching profession, acted as an observer in the workplace during the...
tracking img