Os sentidos do trabalho para profissionais de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DA SAÚDE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

MARCIA CHACON ANTUNES RODRIGUES

OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS

SÃO BERNARDO DO CAMPO 2010

MARCIA CHACON ANTUNES RODRIGUES

OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOSTrabalho de Conclusão de Curso apresentado em atendimento à exigência parcial para conclusão do curso de pós-graduação e especialização latu sensu em Gestão de Rh e Psicologia Organizacional, da Faculdade da Saúde, da Universidade Metodista de São Paulo. Orientadora: Profa Ms. Marli Donizeti de Oliveira.

São Bernardo do Campo 2010

FICHA CATALOGRÁFICA
R618s Rodrigues, Márcia Chacon AntunesOs sentidos do trabalho para profissionais de recursos humanos / Márcia Chacon Antunes Rodrigues. 2010. 73 f. Monografia (Espec. em Gestão de RH e Psicologia Organizacional) --Faculdade da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. Orientação: Marli Donizete de Oliveira.

1. Sentido do trabalho 2. Qualidade de vida I. Título CDD 658.3

À minha mãe AlcidiaBellazzi Chacon (in memorian), que me ensinou que devemos superar obstáculos, para que tenhamos um crescimento emocional com sabedoria. Ao meu amado e querido marido, que com paciência, compreensão e dedicação me ajudou a perseverar nesta pesquisa, dividindo angústias, incertezas e alegrias neste momento. Aos meus filhos, que tantas vezes compreenderam minha ausência.

AGRADECIMENTOS

A DEUS, porter me proporcionado e me privilegiado cursar minha pós-graduação, nesta estimada instituição; À minha professora e orientadora, Marli Donizete de Oliveira, por sua direção, competência e dedicação com que me orientou durante a dissertação deste trabalho; Com carinho, a todos os professores que fizeram parte desta importante jornada. Às minhas amigas de turma, que tiveram paciência em me ouvir eajudar em minhas horas de dificuldades, especialmente à Irene, Carla e Grace; Às pessoas que se dispuseram com atenção e carinho a participar da pesquisa contida neste trabalho; E a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização desta dissertação e que porventura eu tenha esquecido de citar.

RESUMO

O presente estudo pretendeu identificar e apresentar, através dapercepção de profissionais de Recursos Humanos de diferentes empresas, quais fatores podem contribuir positivamente para dar sentido ao seu trabalho. Para a consecução desse objetivo, além da fundamentação teórica com bibliografia específica sobre o assunto, foi aplicado um questionário em profissionais que trabalham na área de Recursos Humanos. A partir da aplicação do questionário, as respostasobtidas foram avaliadas e comparadas com o que escreveram os diversos autores citados e listados nas referências bibliográficas. Através dos resultados, foi possível dizer, unanimemente, que o trabalho tem um sentido para essas pessoas, embora com diferentes formas de representatividade e importância para cada uma delas. E que, além disso, a qualidade do ambiente de trabalho interfere diretamente naeficácia do desenvolvimento das atividades, como também na vida particular de quem as desenvolve. Palavras-chave: Sentidos do Trabalho. Qualidade de Vida.

ABSTRACT

The present study intended to identify and introduce, through the point of view of Human Resources professionals form different organizations, which are the factors that can contribute positively to make work to have sense. Toaccomplish this objective, besides have searched the subject bibliographically, it was applied a research questionnaire in professionals who work at this area of human resources. Going from the application of the questionnaires to these professionals, the answers have been evaluated and compared with the authors mentioned at the bibliographical research. Through the results, it was possible to say...
tracking img