Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ÁREA 1 – CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

BIOLOGIA QUESTÃO 1 Assinale a alternativa correta em relação ao fluxo de energia em um ecossistema: a) a energia de um ecossistema é produzida pelos consumidores primários e devolvida ao ambiente pela ação dos decompositores. b) a energia disponível em um ecossistema, será tanto menor quanto mais curta for a cadeiatrófica. c) a energia de um ecossistema entra na forma de energia luminosa, é convertida em energia química e, posteriormente, reciclada. d) a energia disponível para o nível trófico posterior será sempre menor do que a energia recebida pelo nível trófico anterior. e) a energia que flui entre os componentes da cadeia trófica permanece sempre constante. QUESTÃO 2 Na composição química das célulasvegetais tem-se muitas substâncias, porém, aquela que tem como função impermeabilizar as superfícies das folhas, reduzindo a evaporação é: a) lipídios. b) polissacarídios. c) cerídios. d) colesterol. e) glicerídios. QUESTÃO 3 Após o período de aleitamento, ocorre a destruição dos restos de secreção e de organelas não mais necessárias, retornando a glândula mamária ao estado de repouso. A organelaresponsável por tal fenômeno é: a) o ribossomo. b) o ergastoplasma. c) o sistema de Golgi. d) o centrilo. e) o lisossomo. QUESTÃO 4 Desde a descoberta do material genético, muitos estudos têm sido feitos no sentido de desvendar seus mistérios. Baseado nisso, pode-se conceituar a cromátide como sendo: a) o filamento duplicado de um cromossomo, ligado a outra estrutura igual pelo centrômero. b) aregião do cromossomo formada exclusivamente por eucromatina e visível na interfase. c) o conjunto de filamentos finos e poucos visíveis de DNA, observados no núcleo. d) a região heterocromática de qualquer cromossomo identificada durante a interfase. e) o mesmo que centrômero, uma região de forte afinidade com corantes e encontrada no núcleo.

QUESTÃO 5 As membranas plasmáticas possuem muitaspropriedades que garantem o funcionamento e a integridade da célula. Uma das propriedades relaciona-se com as trocas entre a célula e o meio externo. Dessa forma, gases, açúcares simples, aminoácidos e macromoléculas são transportadas para o meio interno, respectivamente, com: a) difusão facilitada, difusão facilitada, difusão simples e endocitose. b) difusão simples, difusão facilitada, difusãofacilitada e endocitose. c) difusão simples, difusão facilitada, transporte ativo e endocitose. d) pinocitose, difusão facilitada, transporte ativo e difusão simples. e) transporte ativo, endocitose, difusão simples e difusão facilitada. QUESTÃO 6 O evento mais importante que ocorre na primeira fase da meiose, caracterizado pela recombinação gênica dos organismos é: a) o crossing-over. b) a duplicação doscentrômeros. c) a duplicação dos homólogos. d) o pareamento entre os homólogos. e) a formação dos ásteres. QUESTÃO 7 Eventos como desaparecimento da carioteca e formação dos ásteres, espessamento máximo dos cromossomos e separação dos cromossomos irmãos são características de que fases da divisão celular? a) b) c) d) e) prófase I, anáfase II e metáfase mitótica. prófase, metáfase e anáfasemitótica prófase I, metáfase I e anáfase I da meiose. metáfase I, metáfase II e anáfase II da meiose. prófase da mitose, metáfase e anáfase II da meiose.

QUESTÃO 8 No inverno ou período de seca, tem-se uma grande incidência de queimadas no Brasil. Esse tipo de prática vem destruindo grande parte das formações vegetais primárias. Porém, um tipo de vegetação desenvolveu alguns tipos de adaptações quepossibilitam à ela a sobrevivência ao fogo. Esta é conhecida como: a) mata ciliar. b) mata de galeria. c) restinga. d) cerrado. e) mata atlântica.

CURSOS: AGRONOMIA – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – ENFERMAGEM – ZOOTECNIA

1

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ÁREA 1 – CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

QUESTÃO 9 Em seres humanos, mais de 90% da água do filtrado glomerular é reabsorvido,...
tracking img