Os quadrinhos na era digital.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os quadrinhos na era digital.
Nad Pereira Leite Borges

Quadrinhos na internet: abordagens e perspectivas, de Márcia Veronezi, é na verdade uma dissertação de mestrado que se transformou emlivro. Os textos apresentam uma proposta interessante de releitura do mundo imaginário dos quadrinhos através de reflexões inusitadas e originais da autora sobre as transformações iconográficas do mundocontemporâneo. Veronezi estabelece na obra um abastado diálogo interdisciplinar a partir de um histórico da arte de representar – dos quadrinhos desenhados aos quadrinhos digitais – fazendo-nosperceber a libertação do homem no mundo, no espaço e no tempo, analisando também como o universo dos quadrinhos se insere na pós-modernidade e é influenciado pela era digital.
Márcia Schmitt VeroneziCappellari é formada em jornalismo, é mestre e doutora em comunicação social e atua em pesquisas nas áreas de comunicação visual, imagem, imaginário, estudo da contemporaneidade, pós-modernidade, internete cibercultura. Atualmente é coordenadora de comunicação social da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
A extensa bibliografia utilizada em sua obra abrange desde gibis daMônica, Zé Carioca, Mickey, Batman e Super-homem, até renomados escritores como Nietzsche, Eisner e Levy, além de inúmeros sites sobre quadrinhos.
O livro é composto por introdução, quatro capítulos econsiderações finais. Na introdução a autora faz considerações gerais sobre a imagem através dos tempos, refletindo desde as ilustrações encontradas nas cavernas, passando pela chegada do homem à lua, atéos acontecimentos atuais, retomada, ao final a origem dos quadrinhos.
No primeiro capítulo a autora traça um paralelo entre os acontecimentos históricos e seu reflexo nas histórias em quadrinhos queevoluíram de acordo com as transformações sociais. Veronezi pondera a transformação sofrida pelas historietas decorrentes de eventos como o capitalismo, a 1ª Guerra, a quebra da bolsa de Nova...
tracking img