Os pensadores contratualistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS CONTRATUALISTAS


INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará uma análise crítica comparativa entre os pensadores contratualistas Thomas Hobbes, Jonh Locke e Rousseau. Neste contexto, serão apontadas e discutidas suas semelhanças, particularidades e divergências sobre o estado de natureza, Sociedade Política, Sociedade Civil, Propriedade e Liberdade.


OS CONTRATUALISTAS E SEUS CONTEXTOSHISTÓRICOS


São chamados “contratualistas” os pensadores que elaboraram uma teoria que
faz do indivíduo o alfa e ômega da vida social. Toma o Estado como algo derivado, uma criação artificial, produto de um pacto, ação voluntária pela qual os indivíduos abdicam de sua liberdade originária em benefício de um terceiro, dando vida a um corpo político soberano que lhes garanta vida, liberdade ebens. (BRANDÃO, 1991, p. 106)

Os contratualistas Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau idealizavam como seria o Estado Ideal, porém cada um tinha suas particularidades. É de grande importância analisar primeiramente o contexto histórico e social em que nasceram, pois cada pensador nasceu e viveu em períodos e condições econômicas diferentes.
Thomas Hobbes nasceu em 1588 na Inglaterra,em família burguesa, durante um grande tumulto na Europa: Rei Felipe II, da Espanha se preparava para atacar a Inglaterra. Nascera antes do tempo, já que sua mãe havia entrado em trabalho de parto prematuro com medo da Armada Espanhola. Foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês. Estudou em Oxford e se tornou professor particular de famílias influentes na Inglaterra. Sua obraliterária mais famosa foi “Leviatã”, que foi escrita quando estava exilado em Paris temendo por uma guerra civil na Inglaterra. O “Leviatã” continha o essencial da sua doutrina política.
John Locke nasceu em 1692 na Inglaterra, 44 anos após a morte de Hobbes. Era um médico, não era um ativista político. Após ler uma obra de Descartes, se sentiu atraído pela filosofia e então descobriu sua real vocação: ade pensador e homens de letras. Nasceu em um contexto histórico muito intenso. Locke cresceu em plena guerra civil onde a Monarquia estava corroendo a forma de governo absolutista. Houve um grande conflito entre a Coroa e o povo, então foi instaurado um parlamento, uma casa legislativa. Nesta casa legislativa havia dois partidos opositores : Tories e Whigs. Havia outro conflito entre a Coroa e oParlamento. Para destituir a Monarquia, para ir contra o absolutismo, os dois partidos se unificaram e conseguiram colocar ordem nas partes legais e estabeleceram limites no poder da monarquia através de divisão de poder. A partir daí a Monarquia executava, o Parlamento legislava e o Federalismo tratava de assuntos externos. Assim, os poderes da Monarquia foram limitados.
Jean-Jacques Rousseau é omais diferente dos três. Nasceu em 1712, na Suíça, de família humilde. Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado pelo pai, Isaac Rousseau, um relojoeiro. Na sua época havia um grande arsenal cultural na França e na Inglaterra, levando-o a admirar a filosofia e a música. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.


OESTADO DE NATUREZA


Para Hobbes, os homens são iguais e o que os torna iguais é o esforço em poder satisfazer seus desejos e a condição de inimigos entre si, uma vez que para satisfazer seus próprios desejos, o homem aniquila o outro, criando uma situação violenta onde todos estão contra todos, que ele chamou de “Estado de Natureza”. Hobbes dizia que o estado de natureza leva o homem àdiscórdia e ao constante estado de guerra devido à liberdade exacerbada. Para ele o homem já nasce livre, e fazendo o que quer, o homem vive em guerra com os outros por buscar somente seus interesses. Somente um pacto entre os homens delegando um ser artificial e com autoridade irrevogável para organizar a sociedade e garantir a propriedade privada, traria a paz e a segurança. Este ser é o Estado....
tracking img