Analise de conteudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE BELO HORIZONTE
CURSO DE PEDAGOGIA- 4º PERIODO/ NOITE

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV











ANÁLISE DE CONTEÚDO












Aluna(o): Grazielle dos Santos Diniz



Profº(ª): Flávia Alcântara














BELO HORIZONTE 12 DE SETEMBRO DE 2012.ANÁLISE DE CONTEÚDO


Curioso pelas mudanças que marcaram nosso Brasil a partir da década de 40 do nosso século, um pesquisador se interroga, por exemplo, sobre a emergência e a evolução do discurso nacionalista.


Afim de melhor compreender essa evolução, põe-se á procura de documentos que lhe permitiam descreve-la, é assim que se encontra logo á frente de uma volumosadocumentação que provém de diversas fontes: reportagens, editoriais, discursos, enunciados de políticas governamentais, tudo completado por testemunhos que pode colher quando de entrevistas com homens de negócios, políticos sindicalistas, etc.


Uma primeira organização dessa documentação mostra-se logo necessária, com frequência realizada á medida dos progressos da coleta: as entrevistas sãotranscritas, o material é descrito em uma lista cronológica dos documentos, acompanhado de notas, sobre a natureza e a fonte de cada um, eventualmente, um breve apanhado de seu conteúdo.


A finalidade é facilitar seu uso, permitir ao pesquisador encontrar-se rapidamente no momento da analise e da interpretação e das suas questões e hipóteses. Questões e hipóteses que , alias , guiaram aescolha dos documentos e orientam também esta primeira organização do material.


Mesmo organizado, o material continua bruto e não permite ainda extrair tendências claras, e ainda menos, chegar a uma conclusão.


Será preciso para isso empreender um estudo minucioso de seu conteúdo, das palavras e frases que o compõem, procurar-lhes o sentido, captar-lhes as intervenções,comparar avaliar, descartar o acessório, reconhecer o essencial e seleciona-lo em torno das ideias principais... É este o principio da analise de conteúdo: consiste em desmontar a estrutura e os elementos desse conteúdo para esclarecer suas diferentes características e extrair sua significação.
A análise de conteúdo, pode se aplicar a uma grande diversidade de materiais, como permite abordaruma grande diversidade de objetos de investigação: atitudes, valores, representações, mentalidades, ideologias, etc.


Pode-se usá-la no estudo de embates políticos, de estratégias, ou, ainda, para esclarecer fenômenos sociais particulares, em matéria de comunicação, por exemplo, em que se poderiam examinar os postulados implícitos dos manuais escolares ou os estereótipos veiculados pelapublicidade.




Reestruturação dos Conteúdos



Nosso pesquisador apronta-se, pois, a para perseguir a evolução do discurso nacionalista. Na realidade, um longínquo trabalho de análise já foi iniciado com a escola, orientada pela questão da hipótese, não é a acumulação cega ou mecânica: á medida que colhe informações, o pesquisador elabora sua percepção do fenômeno e se deixaguiar pelas especificidades do material selecionado. Isso o conduz ás vezes a explorar certos domínios particulares para completar essas informações: ele poderia preocupar-se com o grau de perda da soberania nacional brasileira face aos acordos do livre-comércio e se por á procura de precisões sobre as invenções expressas em relação a isso, se percebesse que elas continuam vagas ou confusas no retratoelaborado ao longo dos dados colhidos.


A análise de conteúdo não é, contudo, um método rígido, no sentido de uma receita com etapas bem circunscritas que basta transpor em uma ordem determinada para ver surgirem belas conclusões. Ela constitui, antes, um conjunto de vias possíveis nem sempre claramente batizadas, para a revelação- alguns diriam reconstrução- do sentido de um...
tracking img