Analise de conteudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE CONTEÚDO
Roque Moraes [1]
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
Resumo
O presente artigo propõe-se a apresentar uma metodologia de análise de dados qualitativos, geralmente denominada análise de conteúdo. A partir de um conjunto de fundamentos caracterizando esta metodologia, a matéria prima com que trabalha, assim como osdiferentes objetivos que pode focalizar, apresenta-se uma descrição de um conjunto de passos segundo os quais pode ser concebida e aplicada. Destaca-se neste sentido a categorização, descrição e interpretação como etapas essenciais desta metodologia de análise. Finaliza-se o trabalho discutindo diferentes possibilidades de aplicação desta metodologia.
Abstract
This paper presents a methodologyfor qualitative data analysis, usually called content analysis. Beginning with a characterization of this methodology, the type of data it works with, as well as the different objectives it may be focused on, it is presented a description of steps according which this analysis can be conducted. Categorization, description and interpretation are emphasized as essential steps in this methodology ofanalysis. The discussion is finished presenting different possibilities of utilization of this methodology.
Introdução
A análise de conteúdo tem sua origem no final do século passado. Suas características e diferentes abordagens, entretanto, foram desenvolvidas, especialmente, ao longo dos últimos cinqüenta anos.
Mesmo tendo sido uma fase de grande produtividade aquela em que esteve orientadapelo paradigma positivista, valorizando sobremodo a objetividade e a quantificação, esta metodologia de análise de dados está atingindo novas e mais desafiadoras possibilidades na medida em que se integra cada vez mais na exploração qualitativa de mensagens e informações. Neste sentido, ainda que eventualmente não com a denominação de análise de conteúdo, se insinua em trabalhos de naturezadialética, fenomenológica e etnográfica, além de outras.
Procuramos explorar ao longo deste texto um conjunto de informações sobre a natureza e as características da análise de conteúdo. A partir disto focalizamos alguns dos procedimentos de que se utiliza no exame dos materiais com que lida. Concluímos nossa discussão abordando algumas das estratégias e possibilidades que se apresentam ao pesquisadorinteressado em utilizá-la.
Nosso objetivo é propor uma discussão ao mesmo tempo abrangente e condensada da natureza, metodologia e possibilidades da análise de conteúdo dentro da pesquisa em Educação.
Introdução
A análise de conteúdo tem sua origem no final do século passado. Suas características e diferentes abordagens, entretanto, foram desenvolvidas, especialmente, ao longo dos últimoscinqüenta anos.
Mesmo tendo sido uma fase de grande produtividade aquela em que esteve orientada pelo paradigma positivista, valorizando sobremodo a objetividade e a quantificação, esta metodologia de análise de dados está atingindo novas e mais desafiadoras possibilidades na medida em que se integra cada vez mais na exploração qualitativa de mensagens e informações. Neste sentido, ainda queeventualmente não com a denominação de análise de conteúdo, se insinua em trabalhos de natureza dialética, fenomenológica e etnográfica, além de outras.
Procuramos explorar ao longo deste texto um conjunto de informações sobre a natureza e as características da análise de conteúdo. A partir disto focalizamos alguns dos procedimentos de que se utiliza no exame dos materiais com que lida. Concluímos nossadiscussão abordando algumas das estratégias e possibilidades que se apresentam ao pesquisador interessado em utilizá-la.
Nosso objetivo é propor uma discussão ao mesmo tempo abrangente e condensada da natureza, metodologia e possibilidades da análise de conteúdo dentro da pequisa em Educação.
Fundamentos
A análise de conteúdo constitui uma metodologia de pesquisa usada para descrever e...
tracking img