Os Musculos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o humano interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãosinternos, o coração ou o intestino.
Os músculos são constituídos por um tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras , ou seja, acontração muscular que ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
Sistema muscular
O sistema muscular é formado pelo conjunto demúsculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano e estes representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerandomovimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos,rir, respirar...
A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.

Tipos de músculos
No corpo humano, existem músculosgrandes, como os da coxa, e músculos pequenos, como certos músculos do rosto.
Mas, de maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano:
Músculo não estriado (músculoliso)-têm contração lenta e involuntária, isto é, os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade.
Músculo estriado esquelético-fixam-se aos ossos e são chamados tendões. Possuemcontração vigorosa e voluntária, isto é, os seus movimentos obedecem à nossa vontade
Músculo estriado cardíaco-é o miocárdio, o músculo do coração, que promove os batimentos cardíacos. A suacontração é vigorosa e involuntária.

(No caso dos músculos estriados esqueléticos, os ossos atuam como alavancas e permitem a eficacia do movimento. Às vezes, o movimento é possível graças ao trabalho...
tracking img