Os minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS MINERAIS

Os minerais são os constituintes básicos das rochas: na maioria dos casos, com ferramentas apropriadas, pode-se separar cada um dos minerais que as constituem.
Poucos tipos de rochas, como os calcários, contêm apenas um mineral ( nesse caso, a calcita). Outros tipos, como o granito, são constituído de vários minerais diferentes. Para identificar e classificar os diversos tiposde rochas que compõem a terra e entender como se formaram, devemos conhecer os minerais.
Para os geólogos um mineral é uma substância de ocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química especifica. Os minerais são homogêneos: não podem ser divididos, por meios mecânicos, em componentes menores.
Para ser qualificada como mineral, uma substância deve serencontrada na natureza.
Os minerais são substâncias sólidas- não são líquidos e nem gases. Quando dizemos que um mineral é cristalino, referimos ao fato de que as minúsculas partículas da matéria, ou átomos que o compõem estão dispostas em arranjo tridimensional.
Os minerais são definidos como substâncias inorgânicas, excluindo assim os materiais orgânicos que formam os corpos das plantas e dosanimais.
O que torna cada mineral único é a sua composição química e a forma como estão dispostos os átomos na sua estrutura interna. A composição de um mineral dentro dos limites definidos , tanto pode ser fixa como variável.
COMO SE FORMAM OS MINERAIS?
Os minerais formam-se pelo processo de cristalização, que é o crescimento do solido a partir de um gás ou líquido, cujos átomosconstituintes agrupam-se segundo proporções químicas e arranjos cristalinos adequados. Um exemplo de cristalização e estrutura cristalina são as ligações de átomos de carbono do diamante, que é um mineral constituído por ligação covalentes. Os átomos de carbonos juntam-se em tetraedos, cada qual ligado a outros, constituindo uma estrutura tridimensional regular a partir de um grande numero de átomos.
Àmedida que o cristal de diamante cresce, estende sua estrutura tetraédrica em todas as direções, sempre adicionando novos átomos e seguindo um arranjo geométrico próprio. Os diamantes podem ser sintetizados em altas temperaturas e pressões, que reproduzem as condições do manto terrestre.

QUANDO SE FORMAM OS MINERAIS?
Uma maneira de se começar um processo de cristalização é diminuir atemperatura de um liquido abaixo de seu ponto de congelamento. Para água, por exemplo, 0°C é a temperatura abaixo da qual os cristais de gelo, que é um mineral, começam a se formar. Da mesma forma, um magma – que é uma rocha liquida derretida quente – cristaliza minerais sólidos a medida que se resfria. Quando a temperatura de um magma cai abaixo do seu ponto de fusão, que pode ser mais alto que 1000°C,os cristais de silicatos como a olivina ou o feldspato começam a se formar. ( Os geólogos normalmente utilizam ponto de fusão de magmas em vez de ponto de congelamento, pois esta palavra em geral, implica temperaturas baixas.)
Outro conjunto de condições capaz de produzir cristalização é aquele que ocorre quando os líquidos de uma solução evaporam.
MINERAIS FORMADORES DE ROCHAS
SILICATOS
Oconstituinte básicos de todas estruturas dos minerais silicáticos é o íon de silicato. É um tetraedro – uma estrutura em pirâmide com quatros faces - composto por um íons central de silício circundado por 4 íons de oxigênio, que configuram a formula. Como o íon de silicato tem uma carga negativa, frequentemente se ligam a cátions para formar minerais eletricamente neutros. O íon silicatoliga-se tipicamente a cátions como sódio, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Alternativamente, ele compartilhar íons oxigênio com outros tetraedros de silício – oxigênio. Os tetraedros podem esta isolados ( ligados somente a cátions), como também podem ligar – se a outros tetraedros de sílica, formando anéis, cadeias simples, cadeias duplas, folhas ou redes.
CARBONATOS
A calcita ( carbonato de...
tracking img