Surgimento da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS – DEDC XII
CURSO DE PEDAGOGIA

ALDA DUARTE DE BRITO
DEUSLIANA PEREIRA SILVA
ELÂINE DUARTE DA SILVA
JANE CASTRO MARTINS
JÉSSICA DE CARVALHO FREITAS

O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA E SUA CONSOLIDAÇÃO ENQUANTO CIÊNCIA

GUANAMBI
2011
ALDA DUARTE DE BRITO
DEUSLIANA PEREIRA SILVA
ELÂINE DUARTE DA SILVA
JANE CASTROMARTINS
JÉSSICA DE CARVALHO FREITAS

O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA E SUA CONSOLIDAÇÃO ENQUANTO CIÊNCIA







Trabalho acadêmico apresentado para a Disciplina de Psicologia e Educação I, pelo curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor: Leonardo Tadeu Vieira

GUANAMBI
2011

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma almahumana, seja apenas outra alma humana.”
(Carl Jung)
1 INTRODUÇÃO

A reflexão sobre o homem e sua interioridade foi o que desencadeou o estudo da psicologia, que teve seu início na Grécia por volta do ano 700 a.C..
Consolidou-se como ciência a partir das severas críticas que sofreu ao longo do seu processo histórico. Ao longo do tempo surgiram algumas vertentes na psicologia, como: obehavorismo, a psicanálise e Gestalt.
Todas essas questões serão devidamente abordadas ao longo desse estudo que fizemos com base nas idéias de vários autores renomados no estudo dessa ciência.

2 O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA

A palavra psicologia é derivada do grego psyche, que significa alma e logos, que significa razão, logo, psicologia significa “estudo da alma”.

A alma ou espírito era concebidocomo parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção (Bock, et al, 1999, p.33).

A Grécia foi o berço da psicologia, por volta do ano 700 a.C. os filósofos gregos começaram a refletir sobre o homem e sua interioridade. Os pré-socráticos procuravam uma definição da relação entre o homem e o mundo atravésda percepção. Surgiram assim duas teorias, a idealista (o mundo existe porque o homem vê) e a materialista (o homem vê o mundo porque ele existe).
Mas foi Sócrates (469-399 a.C.) o responsável pelo aprofundamento dos temas que compõe a psicologia. Sua principal idéia era a que a razão é o que diferencia os homens dos animais, ele entende a razão como essência humana. Com base nessa idéia nascem,mais tarde, as teorias da consciência.
Algum tempo depois, Platão (427-347 a.C.), discípulo de Sócrates procurou um “lugar” em nosso corpo para a razão. Segundo Platão a cabeça é onde se encontra a nossa alma e a medula funciona como ligação entre o corpo e a alma.

Este elemento de ligação era necessário porque Platão concebia a alma separada do corpo. Quando alguém morria, a matéria (o corpo)desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo” (Bock, et al, 1999, p.33).

Diferente de Sócrates, Aristóteles (384-322 a.C.) defendia a idéia que tudo que cresce, reproduz e alimenta possui alma, ou seja, animais, vegetais teriam a alma sensitiva e o homem a alma racional. Aristóteles ainda acreditava que corpo e alma não poderiam ser separados, ao contrário do que Platãopensava.
Na Idade Média o estudo da psicologia estava sempre associado ao conhecimento religioso, estudar a alma humana ia contra os preceitos cristãos. O cristianismo pregava que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, então seu comportamento está sujeito a sua vontade e a vontade divina, portanto não poderia ser utilizado como objeto de estudo.
Nesse período dois filósofos destacaram noestudo da psicologia. O primeiro deles foi Santo Agostinho (354-430 d.C.) que se inspirou em Platão e concluiu que a alma não era somente a sede da razão, mas prova de uma manifestação divina, para ele a alma é imortal e é o elemento que liga o homem a Deus.
Em certo momento a Igreja Católica começa a ser questionada aos conhecimentos, e a sua ruptura estava prestes a acontecer, foi quando São...
tracking img