Os Materiais Pl Sticos E Sua Linguagem Terap Utica

8198 palavras 33 páginas
Os materiais plásticos e sua linguagem terapêutica. A utilização de materiais plásticos, nas diferentes técnicas artísticas, através de atelier livre e arte terapêutico. Os materiais plásticos facilitando o contato com imagens internas, esquecidas e materializadas em símbolos carregados de significados afetivos. Os materiais plásticos nos diferentes movimentos da história da arte.
Texto:Constr. psicopedag. vol.21 no.22 São Paulo 2013

O vocabulário do criador os seis elementos das artes plásticas como ferramentas para terapeutas e educadores: qualidades e aplicações

1. Introdução
Conforme você aprende os elementos das artes, um por um, através de estudo, observação e desenho, você passa por um processo natural de crescimento. Você expande a lógica da natureza para dentro de você mesmo. Conforme você desenvolve a maestria sobre estes elementos, você se torna uma personalidade mais profunda, mais rica, com uma habilidade de ver além da superfície das coisas (HALE,1993, p.13 ).
Nos seus tratados "Do Espiritual na Arte" e "Ponto, Linha e Plano", Wassily Kandinsky (1977 e 1970) apresenta quatro elementos visuais básicos: o ponto, a linha, a superfície e a cor. Já Fayga Ostrower (1983), no seu livro Universos da Arte, apresenta cinco elementos visuais: a linha, a superfície, o volume, a luz e a cor. Deixou de fora o ponto, tão valorizado por Kandinsky. Da união das ideias destes dois grandes artistas chegamos a seis elementos das artes plásticas: o ponto, a linha, a superfície, a cor, a luz/sombra e o volume.
Todo o nosso universo plástico pode ser entendido como sendo formado por um ou uma combinação destes elementos. Eles são o abecedário do criador, seu vocabulário básico, com o qual ele pode criar e observar tudo o que desejar. Conforme aprofundamos nosso olhar sobre eles, podemos usá-los com maior propriedade em trabalhos pedagógicos e terapêuticos, pois o produto artístico revela aquele que o criou e afinal, na criação artística, perceber e lidar com a relação

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas