Os lusiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE MARCO DE CANAVESESPreparação para o Exame Nacional |
Temática: OS LUSÍADAS, de Luís de Camões MENSAGEM, de Fernando Pessoa Aluno: _______________________________________; Turma: _____; Nº: ____ (Vasco Moreira Hilário Pimenta Porto Editora) |

Os Lusíadas Mensagem
— visão global — estrutura evalores simbólicos
— mitificação do herói — o sebastianismo e o mito do Quinto Império
— reflexões do Poeta: críticas — relação intertextual com Os Lusíadas
e conselhos aos Portugueses
Camões, n’Os Lusíadas, e Fernando Pessoa, na Mensagem, cantam, em perspectivas diferentes, Portugal e a sua história, realçando a expansão marítima e o alargamento da fé. Enquanto o primeiro celebra o apogeu epressente a decadência do Império, o segundo retorna às origens e às descobertas marítimas, mas situa-se na fase terminal do processo de dissolução do mesmo Império.
A epopeia Os Lusíadas celebra a acção grandiosa e heróica dos Portugueses que deram início ao grande império que se estendeu pelos diversos continentes. Ao relatar a viagem à Índia, entrecortando-a com episódios do passado eprofecias do futuro, mostra a história do povo que teve a ousadia da aventura marítima, “dando novos mundo ao mundo”.
O poema épico-lírico Mensagem canta, de forma fragmentária e numa atitude introspectiva, o império territorial, retratando o Portugal que se encontra em declínio a necessitar de uma nova força anímica. Depois de relembrar um passado de heroísmo e de grandezas, ousa profetizar, numaperspectiva messiânica, um futuro que cumpra Portugal, um novo império civilizacional, que identifica como Quinto Império.
Enquanto Camões nos dá conta do heroísmo que permitiu a construção do império português, Fernando Pessoa procura libertar a pátria de um passado que se desmoronou e encontrar um novo heroísmo que exige grandeza de alma e capacidade de sonhar.
Em Os Lusíadas, Camões conseguiufazer a síntese entre o mundo pagão e o mundo cristão; na Mensagem, Pessoa procura a harmonia entre o mundo cristão o mundo pagão e o mundo esotérico (do ocultismo).
Os Lusíadas, publicados em 1572, são a principal obra épica da Renascença.
Camões, influenciado pelo mundo antigo, pelas epopeias clássicas de Homero – Ilíada e Odisseia – e de Virgílio – Eneida – canta o povo intrépido, historia aviagem do Gama e as descobertas, exaltando o espírito do povo português que foi capaz da formação de Portugal e da expansão imperial. Tomando o povo como herói colectivo, Camões reelabora a história, celebra o apogeu e pressente a decadência do Império.
Mensagem é a única obra completa publicada em vida de Fernando Pessoa. Contém 44 poemas, escritos entre 21 de Julho de 1913 e 16 de Março de1934. A sua publicação acontece em 01 de Dezembro de 1934, dia das comemorações da Restauração de 1640. Concorrente ao “Prémio Antero de Quental”, foi preterida a favor de Romaria, uma colectânea de versos do P. Vasco Reis, que ilustrava a fé do povo, como convinha ao regime de então. Pessoa teve de se contentar com o prémio de segunda categoria. Hoje é reconhecida como uma obra capital da poesiaportuguesa. Os seus poemas, apesar de compostos em momentos diversos, têm como fio condutor da sua unidade a visão mítica da pátria.
Em 1912, Pessoa escrevera: “E a nossa grande raça partirá em busca de uma Índia nova, que não existe no espaço, em naus que são construídas daquilo de que os sonhos são feitos”. Na Mensagem, há uma voz saudosa e magoada do passado, mas ao mesmo tempo, o sonho de umnovo Império, alimentado pelo sentimento sebastianista.

Os Lusíadas

Os Lusíadas surgem como a epopeia das façanhas dos portugueses nos mares que os levaram à Índia. Verdadeira alegoria do direito à imortalidade dos nautas portugueses pelos seus feitos históricos, esta obra conta por fragmentos a história grandiosa de Portugal e os acontecimentos futuros, cuja visão os deuses são capazes de...
tracking img