Os jovens e o mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ovens Os jovens e o mercado de trabalho

Duas pesquisas, duas realidades. Mais de metade dos jovens brasileiros estão desempregados, mas ainda assim mostram otimismo; os jovens norte-americanos têm empregos à disposição, e claro, só podiam estar também otimistas.
Tivemos acesso a duas pesquisas, ambas com informações muito interessantes. Sabemos que as duas realidades que retratam sãoabsolutamente incomparáveis, mas evidenciam tendências de mercado bastante esclarecedoras.
Para acompanhar os dados a seguir é preciso levar em consideração que os Estados Unidos são um país com economia estável, em condições de pleno emprego, auto-suficiência em petróleo, e renda per capita de US$ 31,059.00 (dados da ONU). Enquanto isso o Brasil, apesar da economia também estável, tem perto de 17% detaxa de desemprego, importa quase 30% do petróleo que consome e tem renda per capita de U$ 4,693.00 (dados da ONU).
No Brasil, apenas 36% dos jovens entre 15 e 24 anos têm emprego, outros 22% já trabalharam mas estão desempregados atualmente; na média, os jovens demoram 15 meses para conseguir o primeiro emprego ou uma nova ocupação, nas regiões metropolitanas. No total, 66% deles precisamtrabalhar porque todo o seu ganho, ou parte dele, complementa a renda familiar.
Nos Estados Unidos, os empregos para quem está no ensino médio ou na faculdade estão em alta, tanto que em Nova York, por exemplo, como informou o jornalista Gilberto Dimenstein em entrevista à rádio CBN, não se conseguem candidatos para empregos de salva-vidas em meio período (R$ 160,00 por dia), porque a maioria dosestudantes já está trabalhando em outras ocupações que dão mais dinheiro.
A pesquisa do mercado brasileiro foi feita pela Fundação Perseu Abramo, em nove regiões metropolitanas do país, e publicada no dia 24 de maio no jornal Valor Econômico. A pesquisa no mercado norte-americano foi feita pelo site especializado em estudantes e recém-formados www.jobtrack.com.

O jovem no Brasil
Vamos ver dolado brasileiro o que os números mostram em relação aos jovens no mercado de trabalho.
A remuneração mensal - A remuneração é o principal item de satisfação dos jovens que trabalham: 17% deles dizem que a remuneração mensal é o fator número um de satisfação. A distribuição percentual, conforme a remuneração, é a seguinte:
27% - entre 1 e 2 salários mínimos
26% - até 1 salário mínimo
24% - entre2 e 3 salários mínimos
19% - mais de 3 salários mínimos
3% - não responderam
1% - não é remunerado
O destino do salário
57% - Parte do que ganham entra no orçamento familiar
30% - Ganham só para si
9% - Tudo o que ganham entram no orçamento familiar
3% - Não responderam
A jornada de trabalho
34% - 8 horas
14% - 6 horas
13% - de 1 a 5 horas
13% - 11 horas ou mais
10% - 10horas
9% - 9 horas
6% - 7 horas
2% - outras respostas/não responderam
O tempo atrás do emprego
34% - até seis meses
25% - de seis meses a 1 ano
22% - mais de 2 anos
14% - de 1 ano até 2 anos
6% - não responderam

Jovens brasileiros com formação têm mais sucesso
Para os jovens que têm alguma ocupação ou profissão, a realidade é menos dura: embora somente 41% tenham sidoabsorvidos pelo mercado formal de trabalho, 82% do universo estão de alguma forma trabalhando e conseguindo remuneração mensal fixa ou variável. Segundo a pesquisa, para 79% dos 1.806 jovens entrevistados, apenas ter um emprego já é motivo de satisfação. Vejamos a distribuição dos entrevistados de acordo com o vínculo empregatício:
37% não têm carteira assinada
15% têm carteira assinada
15%trabalham por conta própria em ocupação temporária
5% estão em outras situações
3% trabalham por conta própria em ocupação regular
2% são universitários e trabalham como autônomos
2% são funcionários públicos
2% trabalham para a própria família, sem remuneração fixa
1% é de estagiários

Escola de presidente
O mundo precisa que jovens de todos os níveis e em todas as profissões ocupem...
tracking img