Imperialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPERIALISMO


O Imperialismo tinha como justificativa o dever moral de levar o 'progresso' aos 'atrasados' uma forma que visa a ideia de superioridade.
Os Neo-imperialistas queriam explorarao maximo os recuros minerais e agricolas das colonias, isso não deixava com que as colonias se desenvolvessem. A violencia foi muito usada pra mantar a populaçao colona submissa.
O Imperialismocontribuiu muito para o conflito etnico, uma vez que Imperios e Colonias 'nao se misturavam' ai começou o desenrolar do hutus radicais

Na Africa as rifalidade foi estimulada por estrangeiro,facilitava a dominaçao. Na conferencia de Berlim foi realizada para delimitar o territorio Africano, mas nao eliminaram ainda assim a rivalidade dos paises Europeus.


Alemanha e Itália, unificadosretardaram-se na corrida imperialista

A principal colonia da Ingleterra era a India, (metade do seculo XVIII até o seculo XX) a economia local como na maioria das colonias, quebrou.


No início doséculo XIX, comerciantes ingleses, passaram a contrabandear ópio para a China. Droga, cultivada na Índia que gerava enormes lucros.
A China abriu 5 de seus portos após perder a Guerra do Ópio, eteve que assinar o Tratado de Nanquim.
No fim do século XIX a China entrou em guerra com o Japão.
A resposta das potências imperialistas foi a união de ingleses, franceses, alemães, russos,japoneses, e norte-americanos formando uma força internacional que invadiu a China, subjugou o país e obrigou as autoridades a reconhecer todas as concessões já realizadas às potências.
A China continuousendo explorada pelas potências imperialistas até a implantação do socialismo em 1949.

A Era Meiji teve início, em 1868. O governo investiu no comércio, na indústria e na construção naval.
Osjaponeses declararam guerra à China, para controlar a península da Coréia.
O Japão iniciou a Guerra Russo-Japonesa. Um ano depois, a Rússia assinou o tratado de Portsmouth e reconheceu a supremacia...
tracking img