Os jogadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha critica

Professora sim, Tia não; cartas a quem ousa ensinar.

Freire, Paulo. Professora sim Tia não, cartas a quem ousa ensinar, São Paulo. Editora olho d’água, 1997, 127p.

Ensinar eAprender – Leitura do Mundo – Leitura da palavra

O texto de Paulo Freire nos remete a uma analise critica e profunda sobre a prática pedagógica, e no que implica o ato de ensinar, aprender, ler eescrever.
A tarefa de ensinar requer consciência e paixão pelo saber, onde o ensinante é também aprendiz, onde cabe ao ensinante o compromisso de absorver conhecimentos e saber passa-los adiante aomesmo tempo aprender com seu aprendiz, já que a educação é uma via de mão dupla onde quem ensina ao mesmo tempo aprende.
Freire aborda também que a falta de leitura e escrita limita a capacidade decrescimento do individuo, como ser pensante e atuante da sociedade, a leitura tem que ser um habito constante, contribuindo para um aumento da capacidade de absorver conhecimentos.
Freire nos propõe ummétodo educacional altamente sociável, voltado para a sociologia da educação, onde propõe uma educação popular libertadora, proposta essa que contribui de maneira significativa pra melhoria daformação de seres capazes, críticos, livres, e conscientes de seu papel na sociedade, onde repousa sua capacidade de melhorar o mundo no qual esta inserido, baseado num contexto onde educador e educando secompletem e se respeitem,o que atualmente é uma utopia muito lindo e maravilhoso na teoria e vergonhoso na pratica,pois a falta de respeito entre educador e educando se faz presente em todos ossegmentos da educação.

Freire na visão de outros pensadores

Marlene Brandolt
Para trabalhar com a educação progressista, é necessário estar aberto às formas de ensinar que desvelam o direito tanto doprofessor quanto do aluno de denunciar e de anunciar. Esses efeitos pedagógicos contemplam um sujeito ativo e consciente das opções e do lugar que ele ocupa no contexto sociocultural.

Carlos...
tracking img