Dos Jogadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO SOCIOLOGIA
ANA MARINA LINHARES
Filosofia UFU - 2014

Texto: Dos Jogadores
“Meritocracia sem mérito”


O texto comenta sobre os reality shows: Big Brother / America Next Top Model / Top Chef / O Aprendiz entre outros. O autor, baseado nos acontecimentos, regras e parâmetros usados nesses jogos reais, critíca e salienta fatores de conduta e desempenho que caracterizam essesprogramas e seus participantes.
O critério de seleção é subjetivo. Quem deve sair? É o Julgamento do povo que irá fazer com que os participantes percam, considerando as falhas de cada um. Ninguém sabe quem será o próximo a ir pra ferro-velho da indústria cultural.
Está tudo ligado à habilidades conhecimentos e de cada um, depende do temperamento de cada individuo em especial e a influência queele exerce nos outros.
Os de calouros a humilhação é típica, o calouro sabe por que errou pois isso é dito pelos jurados. O show de calouro foi emanado da noção de justiça burguesa baseada o mérito, trabalho, como no protestantismo. Era necessário uma caricatura da verdade e a estupidez pela meritocracia. Recompensa para os capazes e punição para os incapazes. O Prêmio era focado na desigualdade dotrabalho tornado abstrato. A verdade do show de calouros era baseada no prêmio e na punição e a justiça seguia intacta.
Os vários Reality Shows usam diferentes padrões de julgamentos e em todos eles é clara a ausência de parâmetros para esse julgamento; está tudo relacionado a empatia e desvio de Carter dos juízes. As ações dos jogadores não são avaliadas do ponto de vista de seus resultados,mas sim dos traços afetivos, volitivos, cognitivos e físicos de quem os realizou; esses são ditos lideres naturais/únicos. Nos Reality Shows a questão é mais profunda e está baseada na impossibilidade de mediação consigo mesmo e com o outro, além do que julga do exterior. É preciso saber fazer o seu verdadeiro e único EU e isso está ligado a um trabalho que vai da interação com o cenográfico aorelacionamento entre as pessoas do jogo em conflito com seus temperamentos. É essencial fazer jogos de relacionamento, pois os reality shows atuam fundamentalmente na participação dos jogadores, porém de forma indefinida. Para conquistar o público e conseguir votos é preciso ter e fazer algo que não se sabe bem e isso sempre na intenção de ganhar o prêmio.

O que rege esses jogos de típicos damídia é uma autoridade não baseada na ordem e no estatuto, mas sim conseguida e mantida por provas de seus poderes de superação diante dos obstáculos da vida, representados pelas provas disputadas em cena no jogo o que vale é a persistência e vale lembrar que o carisma deve ser rotineiro.
A dúvida é estrutural, o mistério da eliminação é sempre; quem será o próximo a sair? E a única forma deimaginar isso é pela mensuração do carisma, está tudo relacionado à uma seleção desprovida de critérios exatos é uma meritocracia sem critérios, um objeto sem conceito.
ESTRATÉGIA? Há alguma? Se há; são duas as principais táticas de jogo:
“ser você” mesmo ou “jogar” algo que traz uma postura mesmo contraditória e excludente já que na realidade não se vive jogando tramando como supostamente seafirma a todo tempo quando se vive dentro de uma disputa não velada, e sim real, um reality show.
Um jogo onde cada qual escolhe sua arma sem saber bem como usá-la e aapela pra eliminação do outro, do parceiro, para não ser eliminado.
Não há como saber o caminho da vitória, mas o da derrota é claro e evidente para quem quer ver. A passividade se torna grande problema. Combatividade!
PRÓ-ATIVIDADE= antecipar-se aos problemas, controle de riscos futuros sobre violência, pressão e terror. Aceleração é uma norma típica dos Reality Shows.
Nossos heróis são aclamados nada mais que por sua capacidade de auto-conservação.
Sobreviver e ter instinto de vencedor. Pânico e aspiração não combinam, são objetivamente convergentes. Além da pró-atividade deve haver a capacidade de adaptação em nome...
tracking img