Os indios no brazil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Na Idade Média, a palavra "índio" era empregada para designar todas as pessoas do Extremo Oriente. Ao chegar às Américas, Cristóvão Colombo acreditou que havia encontrado um novo caminho para asÍndias e resolveu chamar os nativos que encontrou de índios. O conceito de "índio" é, portanto, uma invenção europeia.
Por ocasião da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 22 de abril de 1500,estima-se que o território brasileiro fosse habitado por 5 milhões de índios.
De um lado, os brancos estavam em franca minoria e precisavam dos índios para conseguir seus objetivos: basicamente extrairpau-brasil.

Os índios não só os ajudavam a localizar as árvores como a abatê-las e carregar os navios. Em troca, recebiam dos brancos não somente os colares de contas e espelhinhos que se tornaramum lugar-comum em muitos livros de história, mas também e principalmente ferramentas: facões, machados, enxadas.
Há relatos da época que dão conta de índios que, ao verem uma caravela, mergulhavam nomar e nadavam até ela para propor negócios.
A relação com os índios passou a ser conflituosa e, praticamente, em todos os locais de colonização se desencadearam guerras entre os índios e os brancos.Para os indígenas, então, em vez de enfrentar os brancos, era mais prático refugiar-se no interior, onde o avanço do inimigo foi muito mais lento, estendendo-se ao longo dos séculos.
Não há dúvidade que os jesuítas, ao catequisarem os índios, destruíam sua cultura original.

Por outro lado, os jesuítas se ergueram contra a escravidão indígena e enfrentaram os colonizadores com os meios(religiosos) de que dispunham para isso. São célebres, por exemplo, alguns sermões do padre Antônio Vieira
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é deaproximadamente 345.000 indivíduos, representando 0,2% da população brasileira. Este dado considera apenas aqueles que vivem em aldeias. Há, contudo, estimativas de que existam 190 mil vivendo fora...
tracking img