Os impactos socioambientais

Páginas: 8 (1869 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER

ELOISE TEIXEIRA CARDOSO,
JADER RAFAEL FRIGO PINTO,
SIMONE APARECIDA DO PRADO,
TATIANA PATRICIA BORGES,





USINA HIDRELÉTRICA GOVERNADOR JOSÉ RICHA – HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO E SEUS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS













CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER

ELOISE TEIXEIRACARDOSO,
JADER RAFAEL FRIGO PINTO,
SIMONE APARECIDA DO PRADO,
TATIANA PATRICIA BORGES,





UTA - HISTORICIDADE – FASE I

Trabalho de História apresentado a UTA – Historicidade – fase I, no curso de Pedagogia no Centro Universitário Uninter.
Tutor Local: Simone Teresinha Soares Pinto.
Centro Associado Capitão Leônidas Marques.












CAPITÃO LEÔNIDASMARQUES
2014
INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem como finalidade apresentar o histórico da construção, estrutura e as características da Usina Hidrelétrica Governador José Richa, mais conhecida como Salto Caxias, bem como também os impactos socioambientais negativos e positivos para a sociedade como um todo.
É de suma importância que se ênfase a este estudo, pois por meio de pesquisas e relatosé que foi possível entender e compreender melhor sobre o assunto.
Ao pesquisar sobre a sua construção pode-se perceptivelmente ver que ocorreram varias transformações, segundo a Companhia Paranaense de Energia (COPEL), a usina de Salto Caxias, foi projetada e executada dentro da legalidade. Entretanto, por mais que se tenham seguido normas e leis, os impactos socioambientais são visíveis.
NoParaná diversas usinas foram construídas nos últimos trinta anos, e uma delas é a usina Salto Caxias. A Usina foi construída numa região marcada pela história de conflitos envolvendo a posse da terra.
Essas questões só foram resolvidas no final da década de 80, quando começa então uma nova luta: a de um ressarcimento justo, novamente pela posse de terras, só que desta vez pela sua perda a partirda construção da usina. Ela é a usina mais importante das operadas pela COPEL, possuindo uma capacidade de 1.240 MW, sendo situada no rio Iguaçu.












LOCALIZAÇÃO
 
A Usina Hidrelétrica Governador José Richa (UHE GJR) - originalmente batizada como Salto Caxias - está localizada 520 km a oeste de Curitiba, no trecho denominado Baixo Rio Iguaçu, na divisa dos municípios deCapitão Leônidas Marques (margem direita) e Nova Prata do Iguaçu (margem esquerda).

A Usina Hidrelétrica Governador José Richa, mais conhecida como Usina hidrelétrica de Salto Caxias é uma usina hidrelétrica brasileira construída no trecho final do Rio Iguaçu, entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, distantes cerca de 400 quilômetros da capital Curitiba, no estadodo Paraná. Foi inaugurada no dia 26 de março de 1999 e teve um custo final de R$ 1 bilhão. Possui uma capacidade de 1.240 MW de potência instalada, suficiente para abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes e assegurando ao Estado o fornecimento de energia vital para novos planos de expansão industrial. Foi a primeira usina brasileira a seguir toda a legislação ambiental e a primeira a terindenizado todas as propriedades um ano antes de formar o seu reservatório.

A CONSTRUÇÃO

Estudos iniciais previram a construção de duas usinas: Salto Caxias Baixo e Cruzeiro. Contudo, em 1978, a Copel realizou uma reavaliação, concluindo ser economicamente mais vantajoso o aproveitamento do trecho Salto Osório / Salto Caxias em uma única usina / Salto Caxias Alto, englobando o projeto Cruzeiroe eliminando a Usina Julio de Mesquita Filho, na foz do Rio Chopim. Depois de muitos estudos, as obras de construção da usina se iniciaram. A construção da hidrelétrica teve início em janeiro de 1995 e sua primeira unidade geradora começou há operar quatro anos mais tarde, em fevereiro de 1999. A última das quatro unidades geradoras entrou em funcionamento oito meses depois, em outubro daquele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • impactos socioambientais
  • Impacto socioambiental
  • Impactos Socioambientais
  • Impactos socioambientais
  • A PONTE BINACIONAL E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
  • ASPECTOS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
  • Divulgação de impactos socioambientais
  • Impactos socioambientais causados por lavajatos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!