Impactos socioambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA – CEUT DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO PARQUE AMBIENTAL MUNICIPAL PIRAPORA EM PEDRO II – PIAUÍ ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA GETIRANA

TERESINA – PI AGOSTO – 2012

2

ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA GETIRANA

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO PARQUE AMBIENTAL MUNICIPAL PIRAPORAEM PEDRO II – PIAUÍ

Monografia apresentada como requisito do Curso de PósGraduação em Gestão Ambiental para a obtenção do título de Pós Graduação pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT , sob Orientação do Prof. Daniel Guimarães Gonçalves.

TERESINA – PI AGOSTO – 2012

3

Dedico a Deus, pois sem esta fonte inspiradora não conseguiria chegar onde estou. Aos meus pais quesempre estiveram presente em minha vida de estudante, minhas irmãs, minha esposa Lucyara Getirana e minha filha Maria Luisa que sempre estão ao meu lado em todos os momentos.

4

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro [...] Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pelanatureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. Carta da Terra

5

AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, por me dar forças nas horas mais difíceis, para continuar acaminhada, pois com a sua sabedoria continuarei enfrentando muitas batalhas. A toda minha família em especial aos meus pais Ricardo e Veridiana Getirana, minha esposa Lucyara Getirana, minha filha Maria Luisa, as minhas irmãs Flávia, Eurides e Aline, meus sobrinhos Carla e Ricardo Neto, que sempre estão me incentivando, e são minha fonte de inspiração.

Aos meus amigos de minha cidade natal,Pedro II, com maior relevância aos meus irmãos do peito Jairo e Fábio Barros e seus pais José Messias e Joaninha, onde me acolheram como da família e seu Zequinha que foi nosso pai ao chegamos aqui nesta cidade desconhecida ate então cinco anos atrás. E os amigos de trabalho que sempre pude contar com eles. Aos professores de curso de Pós – Graduação em Gestão Ambiental, por transmitirem seusconhecimentos. Em especial o meu orientador Daniel Guimarães, por sua paciência, compreensão e orientação durante a realização deste trabalho.

Em fim agradeço a todos que contribuíram de forma direta ou diretamente para que pudesse conseguir esta vitória que foi a primeira de muitas que ainda estarão por vir.

6

RESUMO
A corrida por recursos naturais com o advento da Revolução Industrial e acrescente urbanização fez a sociedade pensar em áreas verdes como um refúgio da vida nas cidades, criando assim parques ambientais por todo o mundo, como uma forma de proteger estas áreas ambientais para as gerações futuras. O Parque Ambiental Municipal Pirapora em Pedro II – PI, no entanto as leis não estão sendo cumpridas no que se refere a proteção ambiental, pois o parque vem sofrendo diversostipos de impactos socioambientais. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os impactos socioambientais causados pela ação antrópica no Parque Pirapora. Quanto aos objetivos específicos, identificar as causas que contribuem para o processo de degradação do Parque; especificar os diversos tipos de atividade no Parque e mostrar como os órgãos públicos responsáveis contribuem para a conservação doParque Pirapora. Para alcançar estes objetivos, a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de obras acerca do assunto abordado, entrevistas com a população do entorno da área de estudo com perguntas abertas e fechadas com um total de 26 sujeitos entrevistados, registros fotográficos e visita in loco. Constatou-se que os impactos socioambientais no Parque Pirapora são reversíveis se...
tracking img