Os humanistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Os humanistas: uma nova visão do mundo.

- Embora só se tenha difundido no século XV, esse termo (humanistas) indica um conjunto de indivíduos que desde o século anterior vinha se esforçando paramodificar e renovar o padrão de estudos ministrados tradicionalmente nas universidades medievais.
- Os estudos nas universidades medievais eram voltados apenas para três áreas: direito, medicina eteologia.
- Iniciou-se assim um movimento, cujo objetivo era atualizar, dinamizar e revitalizar os estudos tradicionais, baseado no programa dos studia humanitatis (estudos humanos), que incluíam apoesia, a filosofia, a história, a matemática e a eloqüência, disciplina esta resultante da fusão entre a retórica e a filosofia.

- Humanistas eram indivíduos empenhados na reforma educacional.

-Os estudos humanos eram uma afronta a cultura predominante da Igreja, pois excluíam as obras medievais de seus estudos, os estudos eram centralizados em obras da antiguidade clássica.

Inspiraçãona cultura antiga

- Acreditavam que a cultura havia se desenvolvido no seio do paganismo, antes de Cristo. (afronta a Igreja).

- Nem todos os humanistas eram ateus, muitos eram cristãos buscandoreinterpretar o evangelho.

- a especulação em torno do homem e de suas capacidades físicas e espirituais se tornou a preocupação fundamental desses pensadores.

- Petrarca considerava que a idadede ouro dos antigos, submersa sob o "barbarismo" medieval, poderia e deveria ser recuperada, mas graças à energia e à vontade de seus contemporâneos.

Crítica da cultura tradicional

- Aatividade crítica foi umas das características mais notáveis dos humanistas.

- O ponto de vista humanista significou um choque a visão da igreja, pois era um modo de pensar totalmente diferente das ideaisconservadoras da igreja que defendia os valores da cultura medieval.
- Os teólogos tinham a preocupação voltada para a as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos...
tracking img