Os gurus da qualidade e premios da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Campus Medianeira


ENGENHARIA DA QUALIDADE

OS GURUS DA QUALIDADE
PRÊMIOS DA QUALIDADE

MEDIANEIRA – PR
MARÇO DE 2011

Os Gurus da Qualidade
Os Gurus da Qualidade são tidos como orientadores do caminho e da importância que hoje a qualidade detém,através deles foi baseada a filosofia que orienta as diversas estratégias da qualidade.

Armand V. Feigenbaun
Nasceu em 1922 e é tido como o idealizador do conceito de TQC (Total Quality Control). Por sua visão, o TQC é um sistema efetivo para integrar os esforços para desenvolver, manter e melhorara qualidade de vários grupos na organização, e assim tornar possíveis os mais econômicos níveis deprodução e serviços permitindo a plena satisfação do cliente. Em 1951 lançou o livro que trata do assunto, mesmo ano do seu doutorado em ciência no MIT – Massachusetts Institute of Technology.
Trabalhou na General Eletric – GE durante muitos anos chegando então, em 1958 ao cargo de diretor mundial de produção da empresa, fundando sua própria empresa de consultoria, a General Systems em 1968. Éconsiderada sua a primeira proposta sistemática de divisão dos custos da qualidade em prevenção, avaliação, falhas internas e externas.

Joseph Moses Juran
Nasceu em 1904, trabalhou diretamente na atividade da qualidade, dando início às suas atividades na área da qualidade em 1923, quando cursava engenharia elétrica na Universidade de Minnesota, onde se formou em 1924. Cursou ainda advocacia na LoyolaUniversity, se formando em 1936. Foi um dos principais divulgadores da idéia da qualidade, participando do desenvolvimento do Japão na direção da qualidade.
Para Juran o gerenciamento da qualidade inclui muitos aspectos, entre eles a responsabilidade da alta gerencia, da alta direção, não gerenciar somente voltado a produção e ao lucro e ainda a trilogia da qualidade que deve ser adotada pelagerencia.
A trilogia da qualidade, um dos pontos básicos da filosofia de Juan, abrange o Planejamento da Qualidade, o Controle da Qualidade e a Melhoria da Qualidade.

Kaoru Ishikawa
Nascido em 1915, formou-se em química aplicada em 1939 pela universidade de Tóquio. Um dos criadores dos famosos Círculos de Controle da Qualidade. Foi o criador do diagrama de Cauda e Efeito, que também leva o seunome. Criou o Conceito de Qualidade Amplo Empresarial.
Afirmava que primeiro deveria se pensar em qualidade para então alcançar o lucro. O empresário deveria sempre orientar-se para o cliente e não para o produto, foi o Guru que mais enfatizou o lado humano da qualidade.

Philip B. Crosby
Nasceu em 1926 e dedicou-se a área da qualidade a partir da década de 50. Publicou 14 livros sobre oassunto, sendo o último de 1999, com o título Quality & Me: Lessons of an Evolving Life.
Foi consultor de empresas na área da Qualidade, trabalhou como responsável pela qualidade na ITT e elaborou um programa principalmente compreensível aos mais altos escalões da empresa. Afirmava que a qualidade, embora não fosse um dom, não custava dinheiro algum, o que custava dinheiro eram as coisas desprovidas dequalidade. Na sua visão, qualidade é conformidade, e não elegância, não havendo assim alta ou baixa qualidade, ou um item está conforme os requisitos (qualidade) ou não está (não qualidade).

Shigeo Shingo
Deve-se a ele uma estratégia para a melhoria contínua através do envolvimento criativo de todos os trabalhadores. No período de 1961 – 1664 estendeu as idéias de controle de qualidade edesenvolveu o Poka-yoke, teste de erro e o conceito de “zero-defeitos”.

Tom Peters
Introduziu o conceito de "Excelência" juntamente com Waterman no livro de gestão mais vendido de sempre - "In Search of Excellence". Para os autores, as empresas excelentes têm oito características distintivas, sendo elas: Inclinação para a ação; Proximidade do cliente; Autonomia individual; Produtividade...
tracking img