OS FILHOS DO IMPÉRIO AMARELO: A INCORPORAÇÃO SOCIAL DOS CHINESES EM LUANDA

1291 palavras 6 páginas
OS FILHOS DO IMPÉRIO AMARELO: A INCORPORAÇÃO SOCIAL DOS CHINESES EM LUANDA

INTRODUÇÃO

Completados, exatamente, cinco séculos da viajem de Jorge Álvares à Ilha de Ling-Ting, na China em 1513, assistimos diuturnamente a uma sistemática ascensão internacional da China, protagonizada pelo sucesso econômico do país, mas, sobretudo pela marca industrial de produtos a preços muito reduzidos, os famosos Made in China, também chamados de produtos Xìng-Líng.
Acompanhado estas recentes transformações – que são do campo da geopolítica, da economia e das relações internacionais – o continente africano, após séculos de exploração colonial e décadas de engajamento na luta pela independência, alia-se à China dando inicio a um projeto lucrativo e desenvolvimentista de Cooperação Sul-Sul, ocupando hoje, um lugar de destaque nas relações do comércio exterior da China.
Nesse sentido, o ano de 2012 representou a primeira década de investimentos e trocas comerciais, que hoje fazem de Angola, o maior parceiro econômico em todo o continente africano, (e o segundo maior em toda lusofonia!) exercendo importância estratégica no setor energético do gigante asiático, devido às fontes petrolíferas existentes no país (IIM, 2009).
Fato é que com o aprofundamento das relações econômicas, políticas e diplomáticas sino-angolanas decorrem inúmeras questões problemáticas relativas à cultura, à vinda, à permanência, à alimentação, o trabalho, à afetividade e à paternidade desta crescente população chinesa em Angola, que se desloca à Luanda a partir dos acordos de cooperação e reconstrução do país africano e reafirmam ali suas identidades, seus valores e sua cultura.
Este choque cultural a qual nos referimos, manifesta-se diuturnamente tanto em brincadeiras, piadas e risadas, quanto nos aspectos violentos, agressivos e nas constantes manifestações de repúdio de angolanos à diáspora chinesa no país. Em face destas questões é que se contrasta a percepção erronia de que as atuais relações

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas