OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ESTADUALIZAÇÃO DA FESPI: DO PRIVADO AO PÚBLICO 1980 - 1988

5036 palavras 21 páginas
CAPÍTULO I

O golpe Militar e a Universidade Brasileira

Há quarenta anos, precisamente em abril de 1964, o presidente João Goulart era deposto e os militares assumiriam o poder no Brasil. Começava assim a Ditadura Militar que durou 21 anos. Instaurava-se com ela, um período de convulsão política e social no país, que terminaria com a posse do presidente José Sarney, em 1985.
Além de depor o presidente da República, o movimento militar de 1964, deflagrou uma intensa repressão em todos os setores da sociedade. A repressão exerceu-se em dois níveis complementares. Num primeiro, procura eliminar a contestação ao regime por meio da tortura, das prisões, das cassações, da triagem ideológica, da intervenção nos sindicatos e estrategicamente, no enquadramento do sistema educacional brasileiro, particularmente o Ensino Superior, em padrões pedagógicos que tiveram como referência o sistema educacional norte-americano.
Num outro, tentou-se ocultar da sociedade, pela censura, tanto a verdadeira natureza do regime como os sinais de oposição ao estado de coisas implantado no país. Ao mesmo tempo, bombardeou a sociedade com um discurso que pretendia ser a verdadeira “leitura” da realidade.
Esse conservadorismo que caracterizou a ditadura implantada em 1964 visava destruir definitivamente, os alicerces políticos-ideológicos do pensamento nacionalista, expressivo durante o Governo Goulart, e submeter todos os setores da sociedade nacional aos interesses do capitalismo norte-americano. (PAES, 1995: 27)
O Governo Goulart foi chamado de nacional reformista justamente porque acenava com a bandeira do nacionalismo, propondo controlar o capital estrangeiro, e implementar as reformas de base, que apontavam na direção da ampliação dos direitos de cidadania para as classes trabalhadoras. Desta maneira, o governo propunha principalmente três reformas: eleitoral, agrária e educacional. A reforma eleitoral pretendia estender o voto aos analfabetos. A reforma agrária previa

Relacionados

  • Ciencias Sociais
    22059 palavras | 89 páginas
  • INDÚSTRIA PETROQUÍMICA PRODUÇÃO DE AROMÁTICOS BENZENO GUARULHOS 2011 SUMÁRIO CONTEÚDO PÁGINA 1. HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS DA INDÚSTRIA PETROQUÍ...
    45301 palavras | 182 páginas
  • Modelo de Apresentação Acadêmica
    31485 palavras | 126 páginas