Os dez livros de vitruvio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Thaís Mayara Silva Morais

Os Dez Livros de Vitrúvio

Ji-Paraná, Agosto de 2012.
Escritos por Vitrúvio no século I a.C., relatam a disciplina da arquitetura e procura requalificar a práticaprofissional em voga na Roma do Imperador César Augusto. Dividido em dez volumes, o autor descreve o oficio do arquiteto, condenando práticas clientelistas e equívocos sobre a arte edificatória. Oobjetivo era registrar as matérias essenciais de cada gênero de edificação, detalhando questões de base sobre as diferentes tipologias e exemplificando-as.
Livro 1
No Primeiro Livro, Vitrúvio define aarquitetura e os conhecimentos necessários à formação do arquiteto. É repleta de várias disciplinas e saberes tais como geometria, filosofia e música, desta forma, o arquiteto deve atingir a técnicaguiada por artis studium, ingenium e sollertia.
É repleta de várias disciplinas e saberes tais como geometria, filosofia e música, desta forma, o arquiteto deve atingir a técnica guiada por artisstudium, ingenium e sollertia.
Livro 2
No segundo livro, Vitrúvio narra a história protagonizada por Dinócrates, que dotado de grandes idéias e solércia, tenta cativar e persuadir Alexandre Magno para arealização de seu projeto de transformar o Monte Athos em um colosso que portava na mão uma cidade. A partir da descrição deste fato, o tratadista mostra a importância do apoio do Princeps nasrealizações artísticas e arquitetônicas, de tal forma que este para consumar seus objetivos políticos utiliza o artista e o arquiteto como instrumentos do bom governo. Neste livro, também são discutidos osmateriais e as técnica de construção.
Livros 3 e 4
O estudo dos templos é reservado aos livros terceiro e quarto, os mais importantes e como que “luzes” para toda a tratativa vitruviana.
A partir daassociação, definida no primeiro livro, entre a excelência da arte e os princípios de symmetria e decor, ou seja a consumação dos atributos de harmonia e beleza consoante as regras de proporção e...
tracking img