Os desafios postos pela desigualdade social em uma sociedade capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8


1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relação existente entre o filme BMW vermelha e a realidade das escolas publicas em relação ao uso da tecnologia em sala de aula pelos professores. Estes professores que muitas vezes estão totalmente despreparados para usar esses recursos, quandousam muitas vezes esses computadores acabam tendo os usos mais inusitados, menos de ferramenta pedagógica.
Mostrar ao professor a importância dos cursos de capacitação especifica para o uso dos computadores. E que só com a inclusão digital que poderemos começar a diminuir a desigualdade social que existe em nosso país.




2 DESENVOLVIMENTO
Do meu ponto de vista, este filme BMW vermelhamostra bem o que ocorre no meu Município em relação a tecnologia nas escolas publicas. O filme mostra um família humilde que recebe um verdadeiro presente de grego: um carro de último tipo, tecnologia de ponta na área de veículos automotores. Entregue a está família que não tem condições nenhuma em manter o carro. E acaba transformando a tecnologia naquilo que é possível e necessário para suas vidas.E assim acontece com as escolas Publicas em meu Município em relação ao uso dos recursos tecnológicos na educação. As Escolas Publicas estão com salas equipadas com computadores e não sabem como usar para a melhoria da educação dos alunos mais carentes e que vivem em grande desigualdade social. A inclusão digital nas escolas publicas diminui muito a desigualdade social.
A internet surge nummundo mercado pela desigualdade onde algumas pessoas têm acesso ao domínio da comunicação e outras, estão excluídas dele. Por isso, a internet não é um campo de realização da democracia, ela não envolve a todos.
Segundo Sikorski (2009, p. 57)
Desde sempre o Brasil é marcado por desigualdade gritantes, saltadas aos olhos desde a chegada de Portugal às nossas terras. Desigualdades estas que foramassumindo novas formas, novas roupagens, mas que nunca deixaram de existir.
Um dos principais problemas em meu Município é a falta de cursos de capacitação especifica e também professores que não acham importante o uso da tecnologia nas escolas publicas, são aqueles professores avessos a mudanças, e acabam esquecendo que o papel do educador é possibilitar a inserção na comunidade estudantil deserviços que ajudem no seu desenvolvimento, além de, pesquisas afim de contribuir, de alguma forma, para o crescimento intelectual dos alunos.
Os professores tem que estar capacitados ou seja ter uma boa formação pois é de fundamental importância no processo de introdução da informática na educação.
As experiências brasileira de levar computadores às escolas publicas, até então, foram um fiasco.Elas esbarram em uma dificuldade básicas. A antropóloga americana Juliane Remold dedicou dois anos à observação de trinta escolas brasileiras equipadas com computador e traçou um cenário desolador. A metade das máquinas acumulava pó nos laboratórios porque careciam de manutenção ou eram ignoradas pelos professores, que muitas vezes não sabiam sequer ligar o equipamento. O restante doscomputadores, mesmo em uso, servia apenas às burocráticas aulas de informática.
O acesso à informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma alfabetização tecnológica. Tal alfabetização deve ser vista como um curso de informática, mas, sim, como aprender a ler essa novamídia. Assim o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E, nesse sentido, a informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligada a cidadania. No Brasil, ouvimos constantemente os termos democracia, cidadania, Direitos Humanos, geralmente, como temas de...
tracking img