Os desafios do poder multipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Desafios do Poder Multipolar

O poder econômico mundial transformou-se de eras remotas para tempos atuais de uma centralização unipolar vertical para uma multipolarizaçãohorizontal, tornando-se assim uma equação de deslocamento de poder.
Há atualmente o Fórum Econômico Mundial (Davos) onde se é analisado e debatido os problemas e oportunidades do mundo, onde asregras foram ditadas por potências ocidentais, sendo que o oriente está alcançando mais resultados.
Portanto todas as potências grandiosas do mundo podem participar de oportunidadesigualmente numa escala multilateral e globalizada.
Essas oportunidades dão condições análogas numa forte potência exploratórias sem antecedentes.
Por exemplo:
* Antigamente a RússiaSoviética detinha um poder através de seu exército vermelho.
* Hoje sua principal força está na produção de gás e petróleo. Isso demonstra uma reavaliação mais justa e equânime quantoao dinamismo de valores mundiais.
Com esse sistema de poderio econômico outras redes que sejam agentes não estatais estão em virtuoso crescimento vertical.
Por Exemplo:
* RedesInternacionais de Terroristas tanto em destruição como em comunicação,
* ONGS Internacionais, como Oxfam e Human Rights Watch.
Devido a sua complexidade estamos diante de um desafiopara uma administração inovadora que exige o contexto mundial. O mercado se faz ainda necessário, mas de forma ineficiente para gerir e nutrir as demandas econômicas da nova realidade.
Nãobasta dizer: Que se reformule a ONU, é preciso acompanhar as mudanças verticais e horizontais com cuidado e reinventar o gerenciamento equivalente às inovações e ao crescimento que aglobalização constata. Acompanhando de perto os nuances que revelam a cúpula de Davos. E o Brasil não pode ficar de fora dessa questão de suma importância para seu crescimento perante o mundo.
tracking img