O futsal como projeto extraclasse em uma escola pública da rede municipal de pelotas/rs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Conclusão de Curso II
Educação Física - 2011/2

Frederico Ferreira Mendes
Anhanguera Educacional
proffredmendes@hotmail.com



Cezar Medeiros de Freitas
Anhanguera Educacional
cezinha_cb@hotmail.com



O FUTSAL COMO PROJETO EXTRACLASSE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS/RS


Resumo

A pesquisa se justifica por motivos pessoais e também sociais, jáque o futebol pode ser considerado um fenômeno inesgotável em termos de estudos. O foco principal foi identificar através de um questionário aplicado ao professor de um projeto extraclasse em uma escola da rede municipal de Pelotas/RS, sobre o interesse dos alunos em participar do projeto extraclasse de futebol, assim como perceber as repercussões deste trabalho na formação dos alunos envolvidos noprojeto. A pesquisa se caracteriza como estudo qualitativo descritivo com características de um estudo de caso. O sujeito foi o professor responsável pelo desenvolvimento do projeto há 23 anos. Foi aplicado um questionário aberto ao professor responsável pelo projeto. Outro instrumento utilizado foram duas observações com a intenção de enriquecer as informações. A conclusão foi de que o professoralém de trabalhar a parte física e motora dos alunos, parece ajudar também na formação desses alunos, como cidadãos. Alguns limites também puderam ser observados como o processo de ingresso no projeto pela seleção dos mais hábeis; o controle de notas como regulador da participação do projeto e a separação por gênero. Limites esses que parecem permear a prática da escola nos demais projetos jáque, pelo relato do professor, passam pela aprovação da coordenação pedagógica da escola.

Palavras-Chave: futsal, projeto extraclasse, educação física.





1. Introdução

O FUTEBOL APRESENTA-SE COMO UMA VERDADEIRA PAIXÃO NACIONAL, POSSUI UM FORTE APELO MIDIÁTICO, INCLUSIVE, EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO PODE PARAR O PAÍS POR ALGUMAS HORAS. MOLINA NETO (1995) AFIRMA QUE O FUTEBOL SECONSTITUI EM UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL QUE TRANSCENDEU SEUS LIMITES E SE TRANSFORMOU EM UM FENÔMENO SOCIAL COM EFEITOS E INFLUÊNCIAS DIRETAS E INDIRETAS EM TODO TECIDO SOCIAL.
O futebol está tão enraizado culturalmente no Brasil e pode num piscar de olhos, apresentar-se nas calçadas, nas aulas de educação física, no recreio, na entrada e saída das escolas, nos parques, etc.Enfim “o futebol é uma das grandes instituições culturais, como a educação e os meios de comunicação de massa, que formam e consolidam identidades nacionais no mundo inteiro” (GIULIANOTTI, 2002, p. 42).
Como conteúdo da Educação Física escolar é um dos mais bem sucedidos. Esse fenômeno esportivo da educação física, porém não se limita em ocupar a maioria das aulas de Educação Física,passa ainda a ocupar o turno inverso de muitas escolas com projetos extraclasse.
Acredita-se que com tanta popularidade o futebol no âmbito escolar pode ser um forte aliado de propostas educativas que se preocupem em desenvolver auto-estima, autonomia, valorizar as relações interpessoais, etc.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), de 1998 destacam que o futebol, mesmoapresentado pela linguagem televisiva como um espaço de práticas de violência, também em diferentes espaços, em milhares de partidas, propicia que tantas pessoas, atletas ou não, vivenciem uma experiência corporal que lhes traz satisfação e bem-estar, oportunidades de sociabilização e autoconhecimento no confronto com outrem, valores éticos, etc.
No que se refere ao professor quetrabalha com o futebol em suas aulas e em projetos extraclasse, um dos fatores que merece destaque é a formação permanente, ou seja, com tanta informação sobre o futebol ele precisa estar constantemente se atualizando para enriquecer os saberes que os alunos trazem, assim como refletir criticamente com os alunos sobre avaliações genéricas feitas pela mídia, pois o futebol no âmbito escolar não pode...
tracking img