Os contos de beedle, o bardo, de j.k. rowling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROWLING, J.K. Os Contos de Beedle, o Bardo. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. 128p.
Os Contos de Beedle, o Bardo livro de J.K. Rowling a criadora de Harry Potter, “é uma coletânea de histórias popularespara jovens bruxos e bruxas”, apesar de não sabermos nada mais de Harry neste livro, Beedle leva os amantes da série Harry Potter de volta ao mundo bruxo. O livro traz cinco contos: “O Mago e oCaldeirão Saltitante”, “A Fonte da Sorte”, “O Coração Peludo do Mago”, “Babbity, a Coelha, e seu Toco Gargalhante”, e “O Conto dos Três irmãos”.
Os contos assemelham-se em vários aspectos aos nossoscontos de fadas, ou seja, dos “trouxas” (como Rowling se refere às pessoas sem poderes mágicos, como nós). As estórias são contadas geralmente antes das crianças dormirem e segundo Rowling, nesses contos,assim como costuma acontecer nos contos de fadas, “a virtude é normalmente premiada e o vício castigado”.
Em Beedle os personagens mesmo dotados de poderes não conseguem resolver seus problemasapenas com magia, as histórias mostram que a magia pode tanto resolver quanto causar problemas, e até mesmo não ter efeito algum. Há uma notável diferença entre as heroínas do livro e as dos contos defadas “tradicionais”, nas fábulas de Rowling as bruxas não esperam por um príncipe encantado para salva-las, elas tomam o destino em suas próprias mãos. Por exemplo, no conto “A Fonte da Sorte” são asbruxas Amanta, Altheda e Asha que procuram a solução dos seus próprios problemas. Elas procuram a cura para uma doença, esperança e amor na “fonte da sorte”. Ao final da estória elas alcançam o quedesejam por méritos próprios e não pelas águas mágicas da fonte que mesmo sem saberem, “não possuíam encanto algum”.
Em Beedle, os heróis dos contos não são aqueles com maiores poderes mágicos, mas simaqueles que demonstram bom senso e que agem com gentileza. No final de cada conto há explicações e comentários do ex-diretor de Hogwarts, Dumbledore. Em seus comentários Dumbledore mostra que o...
tracking img