Os carolingios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Carolíngios
I-Pepino, o Breve, obteve o reconhecimento do papa Zacarias para o destronamento do último rei merovíngio. Eleito rei de todos os francos, Pepino foi abençoado solenemente peloarcebispo Bonifácio, representante do papa.
B-Antes de morrer, 768, Pepino dividiu reino entre seus dois filhos: Carlos Magno e Carlomano. Porém, três anos após receber sua parte no reino (771), Carlomanomorreu e Carlos Magno tornou-se soberano absoluto do reino franco. Suas conquistas trouxeram-lhe prestígio e poder.
A Igreja católica aliou-se a Carlos Magno, pois desejava a proteção de um soberanopoderoso e cristão que possibilitasse a expansão do cristianismo. Assim, no dia 25 de dezembro de 800, Carlos Magno recebeu do papa Leão III o título de imperador do Sacro Império Romano. Desse modo,Carlos Magno foi coroado como legítimo sucessor dos grandes imperadores romanos.
A princípio, o Império Bizantino (Romano) não recolheu o título concedido a Carlos Magno. O imperador bizantinoMiguel I exigiu, para dar seu reconhecimento, concessões territoriais da região da Dalmácia e da Ístria.
Referente à administração do Império, o próprio não tinha capital fixa. Sua sede dependia do lugaronde se encontrava o imperador e sua corte. De modo geral, Carlos Magno permanecia por maior tempo na cidade de Aquis grã. Procurando dar uma organização, Carlos Magno baixou normas escritasconhecidas como capitulares.

Carlos Magno criou subdivisões administrativas, encarregando os condes, os marqueses e os missi-dominici de controlá-las. Cabiam aos condes, responsáveis pelos condados acumprirem as capitulares e cobrar os impostos em nome de Carlos Magno. Aos marqueses, cabia defender e administrar os territórios situados nas fronteiras do império, isto é, as marcas. Osmissi-dominici, inspetores reais, viajavam por todo o império e tinham plenos poderes para controlar a ação dos administradores locais.
T - Durante o governo de Carlos Magno, muitas terras do império foram...
tracking img