Os anos de 1930

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Os anos de 1930: as incertezas do regime – Dulce Pandolfi

A autora inicia o texto fazendo uma análise sobre o discurso de Vargas em 1937, onde ele dava início ao Estado Novo. Segundo Vargas,oEstado Novo seria o resultado do movimento que começou em 1930.

Pandolfi busca analisar, nesse texto, o processo político de 1930 a 1937, mostrando que havia diferentes projetos que buscavam espaçonaconjuntura política e que houve uma continuidade e uma ruptura entre os acontecimentos de 1930 e 1937.

Da Aliança Liberal ao Governo Provisório: Os primeiros embates.

A autora mostra queasdisputas políticas que aconteceram antes do Estado novo se deram, principalmente, devido a diversidade ideológica dos diferentes grupos que compunham a Aliança Liberal.

Aliança Liberal:

- Reformanosistema político
- Voto secreto
- Fim das fraudes eleitorais
- Jornada de 8h de trabalho
- Salário mínimo
- Diversificação da economia


Vargas perde as eleições de 1930. Parte dasdivergênciasdentro da Aliança Liberal foi sobre o tempo de duração do Governo Provisório, onde alguns pensavam que a democracia deveria ser restaurada rapidamente e outros achavam que só deveria ser restauradaademocracia depois de ocorrer reformas sociais.

¬ Os tenentes diziam que a Revolução 1930 não havia conseguido quebrar o poder oligárquico, defendiam um governo forte e apartidário eestadocentralizador. Eram nacionalistas e reformistas e defendiam, também, a nacionalização de empresas.

¬ As Oligarquias Dissidentes tinham propostas liberais e federativas, queriam mais autonomia propoderestadual.
As oligarquias do norte e nordeste eram favoráveis aos ideais tenentistas, uma vez que se tais ideais dos tenentes se concretizassem, diminuiria a força das oligarquias centro-sul e dariaas donorte e nordeste mãos visibilidade.





Uma das primeiras medidas tomadas pelo Governo Provisório foram centralizadoras e intervencionistas.

- Sistema de Interventorias: controle do......
tracking img