Os anos 1930: as incertezas do regime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os anos 1930: As incertezas do regime

Em três de novembro de 1930, Getúlio Vargas assume a chefia do Governo Provisório com o apoio da Aliança Liberal, pondo fim a República Velha e passando agovernar por decretos-leis. Mas o novo governo constitucional não foi nem longo nem tranqüilo, cedo começaram os embates entre os diversos grupos que particparam da Aliança Liberal. Uns desejavam ainstalação da democracia, outros diziam que isso só deveria acontecer apos as resformas sociais. E havia disputas ,também, sobre o novo modelo de estado a ser aplicado no pais.
Durante o ano de 1935, noBrasil surgiu um movimento Armado que foi liderado por Luís Carlos Prestes, chamado de Intentona Comunista, que objetivava a derrubada de Vargas e a implementação de um governo popular liderado porPrestes, contudo o objetivo não fora atingido de acordo com a autora Pandolfi, depois da tentativa fracassada por Prestes o poder executivo ganha mais força. Estes poderes que o executivo conseguiapermitiram com ele conseguisse manter os seus opositores afastados e garantir formas de montar uma base de apoio a sua manutenção, tudo isso justificado em combate ao comunismo.
Mesmo com o discurso doGoverno se referindo ao perigo comunista como uma questão de segurança nacional, as eleições marcadas para 1938 ainda eram mantidas, embora houvesse a tentativa do chefe do executivo, Getúlio Vargasem prorrogar o próprio mandato sem sucesso. Em 1937 Vargas cria o Estado Novo, no qual ele próprio se colocava como chefe da nação para conter a ameaça comunista e comunica ao povo o fechamento docongresso nacional.
Percebeu-se que mesmo com a entrada na Guerra e um novo “ar” para a oposição e uma contradição interna do Regime, não afetaria muito a governabilidade. Assim o Governo começa aefetivar sua política social, destacando o foco dado aos trabalhadores.
Vargas a fim de formar uma base de apoio ao regime em 1942 é instituída a Consolidação das Leis Trabalhistas, o seu objetivo era...
tracking img