Os aeroportos do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 2
1 – Logística 3
2 - Transporte Aéreo 5
2.1– Infra-estrutura aeroportuária inadequada 10
2.2 – Tarifa aeroportuária brasileira 13
2.3 - Copa 2014 15
3 – Principais Aeroportos 17
3.1 - Aeroporto de Guarulhos 17
3.2 - Aeroporto de Congonhas 18
3.3 - Aeroporto de Campinas/ Viracopos 21
3.4 - Aeroporto de Confins 25
3.5 - Aeroporto de Brasília 25
3.6 -Aeroporto de Recife 26
3.7 - Aeroporto de Manaus 27
3.8 - Aeroporto de Porto Alegre 28
3.9 - Aeroporto do Galeão 29
Conclusão 30
Referências Bibliográficas 31

Introdução

Existem cerca de 4000 aeroportos e aeródromos no Brasil, sendo 721 com pistas pavimentadas, incluindo as áreas de desembarque. O país tem o segundo maior número de aeroportos em todo o mundo, atrás apenas dosEstados Unidos. O Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado nas proximidades de São Paulo, é o maior e mais movimentado aeroporto do país, grande parte dessa movimentação deve-se ao tráfego comercial e popular do país e ao fato de que o aeroporto liga São Paulo a praticamente todas as grandes cidades de todo o mundo. O Brasil tem 34 aeroportos internacionais e 2 464 aeroportos regionais.
Umaeroporto é uma área com a infraestrutura e os serviços necessários para o atendimento de aterrisagens e decolagens de aviões.
Aeroportos precisam ser de fácil acesso a estradas, para o transporte de passageiros, trabalhadores e carga do aeroporto a outras cidades. Para esse fim, alguns aeroportos também possuem acesso a ferrovias (carga) e metrô (passageiros). Além disso, aeroportosmovimentados possuem equipes de emergência como bombeiros e prontos-socorros, para a eventualidade de um acidente.


1 – Logística

A logística é uma ciência que conta com uma extensa bibliografia. Entretanto todos guardam muitas semelhanças; de acordo com o Council of Logistics Management, a maior organização profissional de gerência logística do mundo, a logística pode ser definida como: “processode planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz o fluxo e armazenagem de mercadorias, bem como os serviços e informações associados cobrindo desde o ponto de origem ate o ponto de consumo com o objetivo de atender aos requisitos dos clientes” (Novaes 2001)
A Logística é definida por profissionais da área e estudiosos do tema da seguinte maneira: “Logística é a parte doprocesso da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo bidirecional (para frente e para trás),eficiente e efetivo, além do armazenamento de mercadorias, serviços e informações a elas relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, com o propósito de atender exigências dos clientes.”
Tendo por base essa definição a logística esta relacionada às atividades voltadas aosaspectos físicos do transporte de mercadorias, do fornecedor para o consumidor. A escolha da tecnologia de transporte é uma decisão importante do planejamento logístico tendo que levar em consideração os diversos aspectos relacionados ao tipo de transporte a ser escolhido; nas últimas décadas o modal aéreo contribui consideravelmente para a movimentação de pessoas e cargas reduzindo as distânciasentre as principais capitais do Brasil e entre o Brasil e os demais países; a rápida evolução tecnológica desse modal trouxe maior capacidade, segurança e conforto para os usuários, desde o inicio da aviação comercial já se transportava carga por via aérea fosse através de pequenas caixas, malotes dos correios e até produtos bélicos; as cargas eram transportadas nos espaços disponíveis das aindapequenas aeronaves.
A escolha da tecnologia de transporte é uma decisão importante do planejamento logístico tendo que levar em consideração os diversos aspectos relacionados ao tipo de transporte a ser escolhido; nas últimas décadas o modal aéreo contribui consideravelmente para a movimentação de pessoas e cargas reduzindo as distâncias entre as principais capitais do Brasil e entre o Brasil e...
tracking img