Origens historicas das desigualdades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As origens históricas da desigualdade e a construção de uma sociedade igualitária
A questão de a cultura branca prevalecer-se sobre as demais ocorre desde muito; pode-se dizer que é uma herança doBrasil no tempo de colônia. Desde colônia, as culturas impostas como diferentes,pelos europeus, a cultura negra e indígena, foram minimizadas, foram colocadas sob medidas que tentaram a enfraquecer.Ouseja, a diferença social,que permanece até os dias atuais é um problema que impera há muito tempo no Brasil, e que tempo já passou para que medidas fossem impostas para a amenização desta questão.O convívio dentro de um mesmo local, numa sociedade, requisita fatores como: cooperatividade, do respeito ao próximo, da relação direta com o outro, da união, da alteridade, entre outros. Porém, éutópico achar que pessoas com realidades totalmente diferentes consigam, sem apoio nenhum, conviver e inter-relacionar harmonicamente.

É importante que políticas aconteçam para o solucionamento doproblema. Ficar somente esperando que haja iniciativas governamentais,o que a população tem o péssimo habito,de sempre jogar toda culpa no governo, não é a melhor alternativa.É preciso que –todos- busquemmétodos que possam contribuir para a amenização da desigualdade social no país. Dessa forma, estará contribuindo para uma sociedade, na qual todos possam ser felizes, possam relacionar-se. Ou seja,ajudar a combater as injustiças sociais será determinante para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Então, é de extrema importância a união da população para a criação de uma vida, naqual as relações sociais possam verdadeiramente acontecer. Será através do esforço, do interesse, da criatividade, de todos, que as soluções para as injustiças sociais apareçam. Ratificando, para isso,basta cooperar.
Ainda hoje se pode perceber na situação de milhares de pessoas, o reflexo do passado perverso do Brasil. Adiantando para um passado mais recente, o Golpe de 64 ajudou a definir o...
tracking img