Origens filosoficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
R: A sensação é como uma simples consciência dos componentes sensoriais e das dimensões da realidade (mecanismo de recepção de informações). A sensação é um processo fisiológico de ligação doorganismo com o meio, através dos órgãos sensoriais, e consiste na transmissão de um influxo nervoso (corrente elétrica que percorre os nossos nervos) desde o órgão sensorial até aos centros dedescodificação. Realiza-se pela ação de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para o receber. A percepção supõe as sensações acompanhadas dos significados que lhes atribuímos como resultado danossa experiência anterior, relacionamos os dados sensoriais com nossas experiências anteriores. O processo de percepção tem início com a atenção que não é mais do que um processo de observaçãoseletiva, ou seja, das observações feitas por nós. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que seencontram agrupados em duas categorias: a dos fatores externos (próprios do meio ambiente) e a dos fatores internos. Perceber é tomar conhecimento de um objeto. Para isso, é preciso focalizar a atenção sobreele. A atenção é uma condição essencial para que haja percepção. A percepção é assim, a seleção de estímulos por meio da atenção.

2 - A percepção social é entendida como o estudo da forma comoformamos impressões sobre outras pessoas e sobre como fazemos inferências sobre elas.
Exemplo: expressar emoções, transmitir atitudes, comunicar traços de personalidade, facilitar a comunicação verbal.3 - As variáveis da vida social e as diferentes características culturais moldarão um indivíduo de acordo com o que a sociedade aceita como correto, interessante, feio ou errado, ou aquilo que oconjunto social tolera como possível, plausível, limitável. E, embora possa acontecer de certas pessoas resistirem conscientemente à influência cultural, tendendo à rebeldia em alguns casos, o fato...
tracking img