Senhor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual foi o crescimento populacional mundial ocorrido nos últimos 5 anos. Quais as principais fontes energéticas utilizadas, hoje, no mundo.

Em posse de tais dados, consciente das tendênciasatuais estudadas na disciplina, estabeleça, pelo menos, 2 (dois) possíveis cenários para cada uma destas áreas –população mundial e consumo energético – sendo um deles para o ano de 2020 e o outro para2050.
 
O crescimento populacional mundial tem se mostrado preocupante, em face dos recursos limitados de que nosso planeta dispõe. A população mundial em 2005 era cerca de 6,5 bilhões dehabitantes e a estimativa para o ano de 2015 é de que atinja a marca de 7,3 bilhões de habitantes[1]. Este aumento populacional certamente causará um grande impacto na matriz energética mundial. Podemosentender por matriz energética:


[...] toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos, é uma representação quantitativa daoferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região[2].


Desta forma, fazem parte da matriz energética mundial o carvão mineral, o gásnatural, o petróleo, a energia elétrica e a energia atômica. Essas fontes de energia são limitadas e sabe-se que se esgotarão um dia. Este esgotamento se dará mais cedo, caso não sejam controlados ocrescimento populacional e o consumo descontrolado de energia.
Diante do quadro apresentado, traçaremos uma previsão para o ano de 2020, visando à relação entre crescimento populacional e fontesde energia mundiais.
Para o ano de 2020, haverá cerca de 7,7 bilhões de seres humanos na face da terra[3]: um aumente de 1,2 bilhões, ou 18,5%, em relação ao ano de 2005. É um incrementopopulacional bem expressivo e certamente acarretará um esforço maior sobre a matriz energética mundial. Contudo, devido às diversas políticas econômicas adotadas por diversos países, entre eles o Brasil,...
tracking img