Origem do universo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem do universo

Quando tratamos de um tema desses, um assunto principal vem à mente: se o universo teve um Projetista (um projeto criado por uma inteligência superior) ou se ele foi mero fruto do “acaso”. Logo em seguida, analisaremos se a contra-argumentação ateísta baseada na macroevolução é ou não capaz de anular as evidências do Universo que atestam para um Projetista inteligente, ouse apenas servem para ainda mais fortemente confirmarem a existência de Deus no processo. Não sou evolucionista, e os artigos sobre a teoria da evolução serão abordados em temas mais específicos. O meu desejo aqui consiste, portanto, em mostrar que ainda que a evolução fosse verdadeira, isso não anularia em absolutamente nada o design inteligente; ao contrário, como veremos mais adiante, serveapenas para confirmá-lo! Afinal, você precisa ter bastante fé para ser darwinista. Você precisa acreditar que, sem qualquer intervenção inteligente:

1. Alguma coisa surgiu do nada (a origem do Universo);
2. A ordem surgiu do caos (o projeto do Universo);
3. A vida surgiu de matéria inorgânica (o que significa que a inteligência surgiu da não inteligência e a personalidade surgiu da nãopersonalidade);
4. Novas formas de vida surgiram com base em formas de vida já existentes, a despeito de evidências contrárias, como:
a) limitações genéticas;
b) mudanças cíclicas;
c) complexidade irredutível;
d) isolamento molecular;
e) não viabilidade das formas tradicionais;
f) o registro fóssil.

As possibilidades físicas e matemáticas de que todo este processo fosse perfeitamente guiado eperfeitamente ajustado através de um processo não-inteligente (cego) ligado ao acaso, é de virtualmente zero – simplesmente não existem possibilidades. Como bem declarou William Lane Craig, “se a evolução realmente ocorreu neste planeta, então foi literalmente um milagre!”. De qualquer modo, isso não é um argumento para o ateísmo, muito pelo contrário, isto nos dá um bom suporte para afirmar queDeus atuou durante o processo evolutivo (caso ele tenha realmente ocorrido, o que é altamente improvável).
Sendo assim, o argumento ateísta, ainda que fosse comprovado ser verdadeiro, estaria muito longe de “colocar Deus de lado”, e muito menos de refutar todas as evidências que temos do design inteligente atuando para o fino ajuste do Universo para as condições de vida inteligente na Terra. OUniverso foi projetado com precisão para criar o próprio ambiente que suporta as condições de vida em nosso planeta. Um pequeno desvio em qualquer um dos inúmeros fatores ambientais e físicos (que chamaremos de "constantes") impediria, até mesmo, que existíssemos.
Primeiro, iremos analisar algumas provas de que o Universo e tudo aquilo que nele existe não foi por mera obra do acaso, mas teve umProjetista por trás de tudo. O argumento está fundamentado da seguinte forma:

1- Todo projeto tem um projetista.
2- O Universo possui um conceito bastante complexo, atestando a existência de um projetista.
3- Portanto, o universo teve um Projetista.

Para isso, contudo, é preciso analisar se as premissas são verdadeiras. O Universo realmente atesta para a existência de um projetista? É aí queentram os “Princípios Antrópicos”:

OS PRINCÍPIOS ANTRÓPICOS:

São muitas as provas no nosso próprio planeta de que existe um "Projetista", um "Planejador" do universo. Vamos analisar algumas delas:
Constante antrópica 1. Nível de oxigênio. Aqui na Terra, o oxigênio responde a 21% da atmosfera. Este número preciso é uma constante antrópica porque torna possível a vida no planeta. Se o oxigênioestivesse numa concentração de 25%, poderia haver incêndios espontâneos. Se fosse de 15%, os seres humanos ficariam sufocados.
Constante antrópica 2. Transparência atmosférica. Reflete os padrões perfeitos pelos quais o Universo foi planejado, mostrando qualidades que são absolutamente essenciais para a vida aqui na Terra. O grau de transparência da atmosfera é uma constante antrópica. Se a...
tracking img