Origem do universo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRIAÇÃO DO MUNDO, SEGUNDO A MITOLOGIA GREGA.
No começo era o Caos.
Não Havia luz e também as trevas não existiam. Era o nada, o vazio total. Nele havia apenas uma grande força espiritual sem consciência de sua própria existência.
Não havia o Tempo, não havia o amor, não havia nada. Mas a não- consciência do “Grande Espiríto” não impedia sua existência, mergulhada em sono eterno, sono quepulsava em cadências de expansão e recolhimento. E este movimento milenar começou a organizar o Caos em ondas de energia. E passou a existir a consciência dessa energia.
Em meio ao nada, esta grande força espiritual conheceu sua própria existência. E sentiu o impulso de projetar-se pelo espaço infinito, de abrir suas imensas asas e limitar nelas o Universo então vazio. E começou a vibrar. À medidaque se expandia através do Caos, ia deixando impressa a possibilidade da existência. A consciência da existência fez vibrar o Caos com intenção. Formou-se uma energia que se foi reunindo em negros agrupamentos. E assim surgiu Nix, a Noite. E ela tornou-se a existência das trevas superiores, envolvendo-as com seu manto negro. Junto com Nix surgiu seu irmão, Érebo, as trevas infernais, inferiores.E os dois irmãos, unidos, mas tão opostos, coexistiram no seio do Caos. E assim foi que no Universo, antes vazio, passaram a existir os irmãos sombrios, Nix e Érebo, unidos pela própria escuridão.
Desta união nasceu Ether e Hemera. Ether era o deus do céu superior e do espaço, também conhecido como deus da luz e Hemera, a deusa do dia. Nix sozinha deu origem à Momus (culpa), Ponus (trabalho),Moros (destino) Thanatos (morte), Hypnos (sono), Caronte, Hesperides, Queres, Parcas, Nesis, Apate (decepção), Philotes (amizade), Geras (idade) e Eris (conflito).
Depois de Ether e Hemera veio Gaia, a deusa da Terra, a qual deu origem sozinha a Urano. Urano era o deus do céu, tornou-se esposo de Gaia e primeiro governador do universo. Gaia continha em si as densas partículas do mundo físico e asmais sutis do mundo astral e, quanto mais consciência tinha de si mesma, mais promovia as transformações iniciais de sua existência física. No mundo físico, a Terra tornou-se a virgem pronta a ser penetrada por uma chuva que ainda não tinha acontecido e a ser rasgada por um arado que um dia seria criado por algum ser humano que ainda não existia, nem mesmo nos pensamentos do Grande Espírito. Nomundo astral, Gaia tornou-se mãe. Deste parto magnífico nasceram as forças da natureza que também iriam se manifestar no mundo físico. Eram os Titãs e foram seis, em número. E eram as Titânidas, que também foram seis.

Aos Titãs, Géia chamou de Oceano, Crio, Ceos, Hiperião, Jápeto e Cronos. E as Titânidas chamaram-se Téia, Réia, Têmis, Mnemosina, Febe e Tétis. Urano odiava os filhos que elestiveram. Ela era um deus cruel e aprisionava os jovens seres no Tartarus, uma prisão do submundo, no centro da Terra, causando dor a Gaia. Oceano era o espírito da água. Ao nascer, projetou-se como uma serpente imensa pelos mundos sutis, criando forças, concentrando em si todas as potestades marítimas e então lançou-se no mundo físico, que se encheu pela primeira vez de uma umidade que crescia, que oimpregnava em todos os recantos mais íntimos do seu ser material, que aumentava, que crescia, que se transformava nas águas que transbordavam em todo o mundo físico. Era o poder masculino que logo procurou unir-se a um oposto feminino para criar. E encontrou sua irmã Tétis, o espírito feminino das águas, que ao toque de Oceano tornou-se a mãe dos rios, das fontes, das nascentes e dos riachos edeles começou a cuidar com veneração.·.
Hiperião era o espírito do fogo, era o fogo astral. Estendeu-se pelos mundos sutis seus longos braços ígneos, e encontrou sua irmã Téia, a divina, e dessa união nasceram Hélio, o Sol, Selene, a Lua, e Éos, a Aurora. Hélio tomou uma forma astral de grande beleza, a cabeça cercada de raios e percorria os céus num carro de fogo levado por quatro cavalos. Pela...
tracking img