Origem do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Origem do Marketing
A ciência do marketing, ligada ao controle dos mercados, é mais antiga do que aquela que investiga a ciência dos mercados. O conhecimento de marketing por parte dos gerentes teve um papel fundamental no surgimento do capitalismo contemporâneo.
Desde a metade do século XIX, a internalização dos mercados nas grandes companhias, a prática repetida da segmentação do mercado oumesmo a construção social da demanda confirmaram a vitória da “mão visível” dos gerentes sobre a “mão invisível” do mercado. Uma vez que o marketing não é mais do que uma arma comum de forças do negócio, seu e tudo reforça a idéia de uma construção social dos mercados e é visto como uma extensão do poder de oferta sobre a demanda.
A história do marketing está ligada à separação progressiva doconhecimento de marketing, das práticas de mercado. O seu nascimento como um corpo distinto de conhecimento, localizado entre a oferta e a demanda, mas, também, entre a ciência e a prática, muda toda a perspectiva. O Marketing surge como uma disciplina alternativa da economia de mercado,  favorecendo a circulação do conhecimento, a melhoria dos conceitos e, ainda, da implementação de novas idéias epráticas.
Por outro lado, essas transformações são capazes de renovar não somente a identidade social dos atores do marketing, mas também de modificar a orientação geral das atividades econômicas.
Para o bom entendimento de como a urgência do marketing, como uma disciplina gerencial, contribuiu para o funcionamento dos mercados, é importante observar que, quando se começou a realizarestudos acadêmicos nesta área, a Economia era a única disciplina que lidava com o fenômeno do marketing e os economistas da época criaram um “novo conhecimento” ao se comprometerem a seguir, fisicamente, os movimentos commodities ao longo dos canais de marketing e elaboraram uma relação de entidades de marketing, procedimentos e práticas.
História do Marketing – Marketing de Relacionamento
A partir dos anos50 nasce o marketing propriamente dito. Na Europa só foi aceito após a segunda Guerra mundial.
O Marketing tem suas origens no fato de que o homem é uma criatura com necessidades e desejos. Estas criam um estado de desconfortos nas pessoas, que se resolve através da aquisição de objetivos que satisfaçam a essas necessidades e desejos.
“O Marketing engloba todas aquelas atividades querepresentam o trabalho através de mercados, isto é, a tentativa de realizar trocas em  potencial”. (Por Philip Kotler 1996,pg 46)
No inicio era o consumidor. Produzindo, colhendo e caçando para o seu próprio uso, Depois veio o comércio, trocando sobras entre consumidores. A essa ação, séculos depois, deu-se o nome de “Marketing”.
Portanto, consideramos que o marketing teve seu inicio desde que homemsentiu a necessidade de trocar aquilo que não possuía ou o que não conseguia produzir, desde a antiguidade.
O Marketing no Brasil teve seu inicio no final da década de 60, a palavra Marketing circula no Brasil com quase a mesma frequência e intensidade que expressões como democracia. O Marketing no Brasil demorou a ser conhecido  ao ano de 1986, Marketing era visto como uma espécie de rito secreto.Hoje, felizmente, o Marketing não é mais considerado um tabu no Brasil, entretanto, em termos conceituais o Marketing ainda é pouco abordado na prática empresarial.
Percebemos, então, que a iniciação do Marketing no Brasil se deu com grandes dificuldades, a começar pelo próprio nome que não sabia ao certo seu significado e depois os preconceitos comparando o Marketing  com rito secreto.O Marketing era visto como uma função distinta e singular da atividade comercial, porém, em 1960 passa a se desenvolver a partir das necessidades dos clientes e ainda limitado ás ações de mercado. Entretanto na década de 70 o marketing além de focar o cliente, cuida de assuntos sociais mais amplos; visa não somente satisfazer as necessidades dos clientes, mas proporcionar satisfação maior do que...
tracking img