Origem do jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas do Norte de Minas-Funorte

A arte de fazer um jornal diário


Ser jornalista não é apenas uma profissão. É dom, é arte. Saber que você possui a habilidade de transformarinformação em interação é algo incrível. Ter o olhar critico, a sensibilidade diante de um fato não é para qualquer um. É preciso ter nas veias o pulsar da comunicação. Como disse Gabriel GarciaMárquez: “Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos davida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido paraisso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede uminstante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte”.
o livro de Ricardo Noblat vem para mostrar que ser jornalista não é apenas possuir o diploma, éviver,transpirar comunicação.Noblat enfatiza também que quando alguém realmente se dispõe a fazer este papel,muitas vezes é necessário abrir mão de prazeres pessoais,engolir "sapos",ser flexivel e não achar quesabe de tudo.Segundo Noblat ler e ouvir são questões essencias,pois jornalista que não gosta de ler está na profissão errada e também tem que saber ouvir na hora certa e ouvir bem,para não cometererros e colocar palavras onde não existem.
Apesar de o livro enfatizar com a clareza a importância de jornalista ser conhecedor do que faz,Noblat é extremamente contra a contração de jornalitas"calouros" em redações.Essa atitude mostra o quão ele é desprovido de sentimento.Acaso ele também não foi "calouro" um dia?Será que ele ja nasceu sendo conhecedor de tudo?Penso que não.
A escolha do...
tracking img