Origem do catolicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem do Catolicismo

O cristianismo deve ser analisado em conjunto à história de Jesus; desde seu nascimento até a sua morte. No princípio, o cristianismo era considerado apenas como uma divisãodo judaísmo.
O cristianismo não deve ser separado da história do povo judeu; sua história começa com o nascimento de Jesus, na sociedade hebraica (antes escravas dos egípcios, libertos por Deus eguiados por Moisés até a terra prometida, Canãa). Quando Jesus começou a pregar, alguns judeus acreditavam que Jesus era o Messias e os libertaria do domínio romano; passaram, a partir desta crença, aser perseguidos pelos romanos. A morte e ressurreição de Jesus ofereceu a esperança, esta atrai milhares de seguidores. Em meio a uma sociedade pagã, Jesus apresentou o monoteísmo; Cristo mostrou ocristianismo, não como somente uma nova filosofia, mas uma nova religião que, pela fé, deveria ser seguida como forma de vida.
Paulo, mais provavelmente, foi o responsável pelo contato entre ocristianismo e os gentios . Saulo (Nome anterior de Paulo, antes de sua conversão) perseguiu o povo judeu. Tornou-se um dos maiores missionário do cristianismo. Entre 44 e 58 ele fez três grandes viagensmissionárias que levaram a nova doutrina aos gentios e judeus da Ásia Menor e de vários pontos da Europa, entre eles Roma. Através da influência de Paulo, o cristianismo simplificou os costumes judaicosaos quais os gentios não se habituavam. Com Paulo, o Cristianismo deixou de ser uma seita do judaísmo para se tornar uma religião autônoma.
Nas primeira comunidades cristãs o contato entre oscristãos oriundos do paganismo com os do judaísmo gerava conflitos, alguns mantinham os antigos costumes judaicos; estes recusavam-se sentar próximos aos outros, oriundos do paganismo. Decidiriam, no Concíliode Jerusalém (reunião entre as lideranças cristãs), em 48, se os gentios deveriam seguir os costumes da antiga religião israelita; foi decidido que os gentios não estavam sujeitos a circuncisão,...
tracking img