Origem da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Demócrito e os átomos
Chamados de “filósofo risonho” pelo seu constante e amargo sorriso diante da necessidade humana. Demócrito nasceu por voltar do ano 470 a.C.. na cidade grega de abdera.Diz à lenda que os seus concidadãos consideravam essa sua atitude um sintoma de loucura porque o achavam lunático e chegaram a pedir a ajuda de doutores para que o curassem.
Demócritoparecia defender, realmente, ideiam muito peculiares. Preocupava-o, por exemplo, até onde se podia dividir uma gota de água. Podia-se ir obtendo gotas cada vez menores até quase perdê-las de vista. Maishaveria um limite? Chegar-se-ia alguma vez até um ponto em que fosse impossível continuar dividindo?
O Final da divisão
Leucipo, mestre de Demócrito, havia sugerido que essa divisão tinhaum limite. Demócrito acatou a ideia e anunciou finalmente a sua convicção de que a menor porção ou partículas de qualquer classe de substância era indivisível e denominou essa partícula mínima deátomo, que em grego quer dizer indivisível. Segundo Demócrito, no universo não havia nada além dessas partículas diminutas e indivisíveis e espaço vazio entre elas.
Para ele, havia distintostipos de partículas que, ao se combinarem em diferentes ordenações, formavam as diversas substâncias se a substância de ferro se convertia na substância ferrugem era porque as diferentes classes departículas que havia no ferro se reordenavam. Se um mineral se converteu em cobre, acontecia a mesma coisa; e assim também como a madeira ao queimar e se converter em cinzas.
A maioria dosfilósofos gregos riu de Demócrito. Como ia existir algo que fosse indivisível? Qualquer partícula ou ocupava espaço, ou uma das partículas ocuparia menos espaço que a original. E, no segundo caso se eraindivisível, não podia ocupar espaço, consequentemente ela não era nada. Mais como as substâncias podiam ser feitas de nada?
De qualquer forma, para os filósofos, a ideias de átomos era...
tracking img