Origem da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante anos a Psicologia existiu amorfa e indiferenciada, pois estava fundida à Filosofia, e tinha por preocupação embrionária o homem enquanto um, ser possuidor de “algo” além de seu corpo materiale sensorial. Dessa forma, a primeira grande definição de Psicologia como estudo da alma perdurou durante muito tempo.
A história da Psicologia, cuja etimologia de Psique (alma) + Logos (razão ouconhecimento), se confunde com a Filosofia até meados do século XIX. Sócrates, Platão e Aristóteles deram o pontapé inicial na instigante investigação da alma humana:
Sócrates (470-399 a.C.), apontandoo próprio homem como a verdadeira matéria realmente digna de estudo, e preocupando-se com este homem numa perspectiva moral. A concepção socrática de alma é inseparável de uma filosofia da sabedoria eengloba necessariamente justiça, coragem direito, etc. Sócrates aproxima o homem do conhecimento de si mesmo, pois acredita, profundamente, que a atitude de auto-conhecimento, de reconhecimento daprópria ignorância e de buscar determinante do conceito dos fenômenos irá garantir sua firmeza moral.
Platão (428-347 a.C.) divide o homem em corpo e alma. Para ele, o verdadeiro conhecimento estáinserido no mundo das idéias que faz parte de uma alma já inteligente antes de habitar e de se tornar prisioneira do corpo.
Para Aristóteles, a alma assim se define: “Fosse o olho um ser vivo, a visãoseria a sua alma: Pois a visão é a essência do olho”. A alma é no sentido primordial, aquilo porque vivemos, percebemos e pensamos. É com razão que pensadores tem julgado que a alma não pode existir semum corpo, nem ser um corpo; Pois não é um corpo, mais algo do corpo; Essa é a razão porque está em um corpo.
Entre os séculos V e XIV (Idade Média), a igreja exerce um papel de domínio, pois ela tomaa responsabilidade de sistematizar e organizar a doutrina cristã, com o objetivo de enfraquecer o paganismo romano, contrapor-se ao pensamento grego e impor-se ao mundo judeu. É um período longo,...
tracking img