Origem da moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Enquadramento
Desde dos primórdios o ser humano teve sempre a necessidade de sobreviver. Devido a essas necessidades foi obrigado criar valores.
A cidade tornou-se centro de uma economia de mercado, isto é, centro de trocas, local onde se procuravam e ofereciam os produtos de que a comunidade necessitava. A medida que as trocas se intensificavam surgiram vários problemas. Por isso, e parafacilitar as operações de troca, os homens passaram a avaliar os produtos em relação a um padrão estabelecido como moeda.
Com a descoberta da metalurgia e como os metais preciosos – ouro e prata- tinham grande valor por serem raros, não alteraram as suas propriedades e poderem ser reduzidos a pequenas dimensões, passaram a circular como moeda.
Nem sempre a moeda foi de metal ou papel comoatualmente. Alguns novos agricultores utilizavam como unidade-padrão medidas de cereais, povos pescadores utilizavam como valor de troca as conchas do mar, e em zonas pastoris usavam como moeda o gado.
O presente trabalho carateriza não só a evolução da moeda, mas também vamos dar enfase à política monetária, uma vez que esta intimamente liga à moeda.

A moeda
“A partir do terceiro mileno a.C.circularam na Anatólia, Mesopotâmia, ou no Vale do Indo (mohenjo daro) lingotes em forma de barra, marcados ou não, de ouro, prata e cobre.
Como unidades de peso, poderão apresentar diversas formas, como discos, bolas, anéis. (…)”
Maluquer de Motes, “A Humanidade Pre-historica”

Moeda - e um bem aceite por todos, na permuta por outros bens ou prestações de serviços. O termo designa qualquer meio depagamento ou meio de troca de aceitação generalizada, isto é, um ativo que pode ser utilizado na troca para obtenção de produtos ou serviços.
Evolução da moeda

A moeda, como hoje a conhecemos é o resultado de uma longa evolução.

Troca direta
Nos primórdios da humanidade, as necessidades resumiam-se às fundamentais e, para sobreviver, dependiam exclusivamente da natureza. Com o passar dotempo as tribos passaram a produzir mais do que consumiam e assim surgiram as trocas naturalmente.
Troca direta, ou seja, a permuta de um bem por outro, só se realiza atualmente entre os povos selvagens cujas necessidades e meios são reduzidos devido ao atraso em que vivem. Era a forma de comércio praticada pelos agricultores e pastores do Neolítico fazendo a permuta dos produtos que tinham emexcesso por outros que lhes faziam falta.
Escambo- troca direta de mercadoria por mercadoria;
A primeira troca praticado era o escambo simples troca de mercadoria por mercadoria sem equivalência de valores, troca de bens e serviços. Por exemplo, quem pescasse mais peixe do que o necessário para si e seu grupo trocava este excesso com o de outra pessoa que, por exemplo, tivesse plantado e colhido maismilho do que iria precisar. Esta elementar forma de comercio foi dominante no inicio da civilização, podendo ser encontrada, ainda hoje entre povos de economia primitiva, em regiões onde, pelo difícil acesso, à escassez de meio circulante, e até em situações especiais, em que as pessoas envolvidas efetuam permuta de objetos sem a preocupação de sua equivalência de valores. A mercadoria utilizadapara o escambo geralmente se apresentam em estado natural, variando conforme as condições do meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros.
Mas, com essas trocas, surgiram alguns inconveniências ou dificuldades, pois era necessário que ambas as partes tivessem correspondência de interesses, nesta não havia uma medida comum devalor entre os elementos a serem permutados. Assim surgiu a necessidade de se recorrer a um instrumento de troca que fosse de confiança para ser bem aceite, facilmente transmissível e transportável e não deteriorável.

Troca indireta
Entre os povos civilizados a troca direta seria impraticável, devido a serem precisos inúmeros produtos, muitos deles porque não se podiam subdividir e por as...
tracking img