O iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Iluminismo
O iluminismo surgiu na Europa no século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas (podemoscitar John Locke, Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, Montesquieu, entre outros), esta forma de pensamento tinha o proposito de iluminar as trevas que se encontrava a sociedade. Daí surgiu o título“Século das luzes”.
O ápice do iluminismo foi no séc. XVIII quando influenciou vários movimentos de suma importância para a sociedade. Na França a Revolução Francesa; Na América do Norte a Independência dascolônias inglesas e No Brasil a inconfidência mineira.
Surgindo em conjunto com o iluminismo temos três correntes ideológicas bem distintas: O liberalismo; O Nacionalismo e O Socialismo.
OLiberalismo é uma doutrina política e econômica que, em suas formulações originais, postulava a limitação do poder estatal em benefício da liberdade individual ou, em outras palavras, pode-se dizer que era anão intervenção do estado na liberdade individual.
O Nacionalismo constitui-se como uma forma de consciência de grupo de ligação a uma nação, ou seja, dá o sentido do indivíduo se sentir pertencenteaquela nação fazendo de tudo para que esta nação cresça e prospere.
O Socialismo é um sistema sociopolítico caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade ou, em outraspalavras, o Socialismo é o poder na mão do povo – Segundo Karl Marx.
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crençasreligiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. REFERÊNCIAS
Helena, Maria. Iluminismo: A Revolução das Luzes. Disponível em http://historiamaneco.blogspot.com.br/2009/06/iluminismo-revolucao-das-luzes.html. Acesso em: 20/03/2013.
Bonomo,...
tracking img