Origem da lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem da Língua Portuguesa
A língua portuguesa, que tem como orígem a modalidade falada do latim, desenvolveu-se na costa oeste da Península Ibérica(atuais Portugal e região espanhola da Galiza, ou Galícia) incluída na província romana da Lusitânia. A partir de 218 a.C., com a invasão romana da península, e até oséculo IX, a língua falada na região é o romance, uma variante do latim que constitui um estágio intermediário entre o latim vulgar e as línguas latinas modernas(português, castelhano, francês, etc. O português é uma língua derivada do latim.
Quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses, haviam mais de mil línguas nopaís, falçada por índios de diversas etnias, segundo o lingüista Ayron Cabral, do Laboratório de Línguas Indígenas da UnB. Para estabelecer uma comunicação com osnativos, os portugueses aprenderam seus dialetos e idiomas.
A partir do tupinambá, falado pelos grupos mais abertos ao contato com os colonizadores, criou-seuma língua geral entre índios e não-índios. Essa língua foi a primeira influência exercida sobre o idioma dos portugueses no Brasil.
Outro contato que influenciounossa língua foi com os negros, que desenvolveram um português crioulo.
A predominância do português começa a partir da
segunda metade do século 18, com oaumento de imigrantes portugueses.
Em 17 de agosto de 1758, a língua portuguesa torna-se o idioma oficial do Brasil, através do decreto do Marquês de Pombal, quetb proíbe o uso da língua geral. No entanto, os falantes brasileiros já haviam incorporado diversas palavras de origem africana e indígena em seu vocabulário.
tracking img