Origem da lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O latim era a língua utilizada na época da expansão do Império Romano. Dele derivam o português e as chamadas línguas românicas, como, entre outras, o galego, o castelhano, o francês, o italiano, ocatalão, o romeno..., que surgiram da mistura do latim e os idiomas falados nas diferentes regiões europeias conquistadas pelos Romanos. Repare nas semelhanças da mesma palavra em várias línguasderivadas do latim:
LATIM - populu
CASTELHANO - pueblo
FRANCÊS - peuple
CATALÃO - poble
GALEGO - pobo
ITALIANO - popolo
PORTUGUÊS - povo

O latim apresentava diferentes registos de língua:-o latim vulgar, falado pelo povo (soldados, comerciantes, funcionários, etc.)
-o latim literário e culto, usado pelos escritores e falados nos discursos no Fórum.

Como as conquistas dosRomanos foram levadas a cabo pelos legiónários, gente inculta e na sua maior parte iletrada, o latim que se impôs nas várias províncias foi o latim vulgar.


No Noroeste peninsular, da evolução dolatim nasce, ao nível oral, o galego-português, língua falada, a partir dos finais do século IX, na Galiza e no norte de Portugal. Mas o latim continuava a ser usado como a única língua escrita, nosdocumentos jurídicos, pelo clero e por alguns nobres. Esta situação de dualidade vai mudar totalmente a partir do século XII, pois a nossa língua primitiva passa a usar-se também na escrita. Além disso,após a conquista da nossa independência nacional, em 1143, inicia-se um processo linguistico no sentido de autonomização progressiva do falar do povo Entre Douro e Minho (condado Portucalense) em relaçãoao falar da Galiza.
No século XIII, D. Dinis dá um impulso ao desenvolvimento da nossa língua ordenando ue, daí em diante, passassem a ser escritos em português todos os livros e documentos. D.JoãoI e os seus filhos continuam uma política cultural de consolidação da língua portuguesa no caminho do aprofundamento da sua autonomia, tendo já consciência de que a segurança da independência...
tracking img