Origem da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA FILOSOFIA: Grécia Antiga

SENSO COMUM: Compreensão básica inicial do mundo resultante da mera observação desorganizada. Descreve proposições e crenças sem fundamento detalhado e profundo. Tipo de conhecimento que carece dereflexão adequada para oferecer qualquer certeza.
CONHECIMENTO MÍTICO/RELIGIOSO: Forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive: aorigem do mundo, os processos da natureza, os seus valores básicos. Apela para o divino e o sobrenatural para explicar o mundo, caracterizando-se como COSMOGONIA.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO: De maneira simplificada, a filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.
CONHECIMENTO CIENTÌFICO: Conjunto de conhecimentos acerca do universo reunidosde forma sistemática e objetiva, de acordo com uma certa quantidade de regras que formam o "método científico". Sujeito constantemente à revisão.
PRÉ-SOCRÁTICOS: Primeiros filósofos, anteriores à Sócrates. Inauguraram o pensamento filosófico-científico. Possuem em comum a mesma busca pela explicação da natureza e pelo princípio substancial primordial a partir do qual todas as coisas têm origemNOCOES FUNDAMENTAIS DO PENSAMENTO FILOSÓFICO CIENTÍFICO:
a) PHYSIS: Natureza, o verdadeiro objeto de estudo dos pré-socráticos, que buscavam explicar a realidade natural sem fazer referência à elementos sobrenaturais.
b) CAUSALIDADE: Averigua a relação entre causa e efeito nos fenômenos naturais. Explicar, nesta perspectiva, é relacionar um efeito a uma causa que o antecede e determina.
c)ARQUÉ: Elemento primordial que serviria como ponto de partida para investigação das relações de causa e efeito.
d) COSMOS: Totalidade do mundo natural ordenada por regras que podem ser compreendidas racionalmente. Daí se origina o termo Cosmologia, que designa a explicação de fenômenos e processos naturais como teoria sobre a natureza e o universo.
e) LOGOS: Discurso racional, argumentativo, em queas explicações estão sujeitas à critica e à discussão.
f) O CARÁTER CRÍTICO: Não defende uma postura dogmática nem postula verdades absolutas. Trata-se de construção do conhecimento humano, e não de ideias reveladas de caráter divino ou sobrenatural. Isto significa que a as ideias podem ser questionadas, revistas, reformuladas e as ideias divergentes devem ser avaliadas a partir de seusfundamentos.
TALES: Indica a água como elemento primordial.
ANAXIMENES: Indica o ar como elemento primordial.
ANAXIMANDRO: Indica o indeterminado (apeiron) como elemento primordial.
HERÁCLITO: Defende a posição mobilista, segundo a qual a realidade natural se caracteriza pelo movimento constante. Acredita que a realidade é determinada pelo conflito entre opostos, que garante o equilibrio do mundo. Aexistência do movimento e a pluralidade do real é parte da nossa experiência das coisas, baseando-se na realidade sensível.
PARMENIDES: Defende a posição monista, segundo a qual a realidade é unificada. Parmênides é o primeiro filósofo a desenvolver a distinção entre realidade e a aparência, caracterizando a mudança como um aspecto superficial das coisas. Segundo esta posição, somente através dopensamento podemos buscar a essência da realidade, que permanece alheia a qualquer mudança. A própria noção de movimento depende da permanência como mais básica. Sustenta também que “o ser é, o não ser não é”, formulando uma Lei de Identidade que garante a compreensão em geral.
DEMOCRACIA: O surgimento da democracia representou a possibilidade de desenvolver através do entendimento mútuo osconflitos presentes na sociedade, visando o interesse comum. Nesse contexto, o uso da linguagem através do diálogo rompe com a violência e a força na medida em que todos possuem o direito de argumentar e questionar. Neste contexto, a habilidade em oratória se torna um valor.
SOFISTAS: São os mestres da oratória e da retórica que surgem junto com a democracia. Seus ensinamentos são diversos, mas em...
tracking img