Origem da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA: 1 http://pt.scribd.com
PASSOS: 1 e 2
A origem da contabilidade
A contabilidade existe desde o principio da civilização humana e durante muito tempo foi chamada A ARTE DA ESCRITURAÇÃO MERCANTIL. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e poderia, através desse controle, obter lucros e foi através dessa necessidade que surgiu a contabilidade.
AContabilidade é o instrumento que fornece informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. É um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias; é, na acepção ampla do conceito de ciência, uma das ciências econômicas e administrativas.
Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade
No período do Paleolítico ou da PedraLascada os homens viviam em pequenos grupos e não sabiam produzir os meios necessários à sua sobrevivência, o que lhes dava a característica de simples coletores de alimento. Esta economia de subsistência, embora primitiva, pressupunha uma determinada forma de controle do quanto se acumulara e não mais seria necessário buscar na natureza de bens indispensáveis à manutenção da raça humana.
Acaracterística inicial dos registros era apenas de controle quantitativo. De uma maneira intuitiva o homem buscava evidenciar tudo aquilo que conseguira armazenar. Já se configurava, então, os rudimentos de um sistema de natureza contábil.
A partir da era do Neolítico ou da Pedra Polida - no Egito e na Mesopotâmia este período iniciou-se aproximadamente em 10.000 a.C. (AQUINO, et al, 1980:64) - o homemcomeçou a ter uma estrutura social mais aperfeiçoada, cultivando plantas e criando animais. Formas de governo foram se consolidando, constituindo-se uma sociedade organizada, o que veio a proporcionar uma profunda transformação econômica.
Progressos, então, foram observados na forma como o homem procurava registrar seus bens, já que com o início da agricultura e o desenvolvimento das forças deprodução foi possível produzirem-se excedentes.
A nova ordem econômica verificada veio a exigir que o homem da pré-história desenvolvesse formas de registro para manter o controle do produto do seu esforço, inclusive no sentido de relacionar direitos e dívidas assumidos pelo comércio rudimentar praticado. Produzindo mais que o necessário à sua manutenção, o homem acumulou riqueza. Este excedenteeconômico propiciou o incremento da atividade mercantil e com ela a divisão do trabalho se estabeleceu, bem como outros ofícios manuais foram iniciados (artesanato a base de cerâmica e fabricação de tecidos são exemplos de trabalhos desenvolvidos nessa época).
As aldeias neolíticas aos poucos se transformavam em cidades e a nova economia urbana exigiu a escrita, os processos de contagem e ospadrões de mensuração.
Foi nesse ambiente de transformação (entre 8.000 e 3.000 a.C.) que o pensamento contábil experimentou progressos significativos, pois o controle e a informação sobre a riqueza tornaram-se indispensáveis a uma estrutura sócio-econômica mais sofisticada que se instalara.
http://www.ocontador.jex.com.br
A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidasdobradas
Pelo fato do homem não saber escrever há mais de 20.000 anos atrás, ele criou uma das formas mais primitivas de inscrição, que foi a artística, para registrar seus feitos durante o dia. O homem caçava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia daí a necessidade de controle da entidade.Observa-se que a Contabilidade possui algo em comum com a arte, a Escrita e a Matemática, pois são ciências que surgiram ao se usar uma a outra como base para registros dos fatos que ocorriam no dia-a-dia.
Segundo Sá (1997, p. 21), O mais antigo documento dessa época que se conhece parece ser o que nos apresenta Figuier. Foi encontrado na gruta D´Aurignac, no departamento de Haute Garone, na...
tracking img