Origem da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Postulados, Princípios e Convenções Contábeis


A contabilidade, como ciência, é estruturada sobre regras básicas, divididas em postulados, princípios e convenções contábeis. Os postulados, princípios e convenções contábeis são como as grandes placas de direção e atenção de uma rodovia moderna. O objetivo é o lugar ou cidade onde pretendemos chegar. Eventualmente, mas com muito maiorpossibilidade de erro, poderíamos chegar quase que sem sinalização. Os postulados, princípios e convenções contábeis exercem a mesma função. São “guias” de direção que, devidamente observados, vão nos levar aos objetivos desejados, sem grandes problemas, sem desvio de rota.

Postulados Contábeis
Um postulado pode ser definido como uma preposição ou observação de certa realidade que pode serconsiderada não sujeita a verificação, ou axiomática. Normalmente, a categoria de postulado, em Contabilidade, abarca uma área de atração mais ampla do que a da própria disciplina e relaciona-se com certos aspectos “ambientais” ou que cercam o campo e as condições em que a Contabilidade deve atuar. Ou seja, os postulados são premissas ou constatações básicas, não sujeitas a verificação, que formam oarcabouço sobre o qual repousa o desenvolvimento subseqüente da teoria da contabilidade.
Os dois postulados mais importantes para a Contabilidade, conforme referido por muitos autores, são: o postulado da entidade contábil e o postulado da continuidade.

Postulado da Entidade Contábil
A Contabilidade é planejada, mantida e produz suas avaliações e demonstrações relativas às entidades, de qualquernatureza e fim, que tenham exercido atividade econômica.
É nas entidades, através dos agentes econômicos, que as operações e eventos ocorrem, inclusive levando-se em conta os relacionamentos entre entidades.
Entidades são conjuntos de pessoas, recursos e organizações capazes de exercer atividade econômica, como meio ou como fim. A contabilidade efetua um grande esforço no sentido de separar oente pessoa física (proprietário do negócio, com CPF, RG, Certidão de Nascimento etc.) do ente pessoa jurídica (ente jurídico registrado na Junta Comercial, com CNPJ, Inscrição Estadual, Municipal etc.).
O importante para caracterizar bem o princípio é que, para todos os efeitos, o patrimônio de uma entidade não se confunde com o de outra, os patrimônios dos sócios não se confundem com o daempresa.

Postulado da Continuidade
É outro postulado ambiental da Contabilidade, e enuncia-se da seguinte forma: As entidades, para efeito de contabilidade, são consideradas como empreendimentos em andamento, até circunstância esclarecedora em contrário, e seus ativos devem ser avaliados de acordo com a potencialidade que tem de gerar benefícios futuros para a empresa, na continuidade de suasoperações, e não pelo valor que poderíamos obter se fossem vendidos como estão ......(no estado em que se encontram).
O postulado da continuidade encara a entidade como algo capaz de produzir riqueza, e gerar valor continuadamente, sem interrupções. Neste sentido, os levantamentos periódicos de demonstrações financeiras, são tão somente “fotografias” de um determinado momento da entidade. Em caso deiminência de descontinuidade da entidade, a forma de avaliação do seu patrimônio pode sofrer alterações.
A continuidade da entidade é um aspecto relevante a ser rigorosamente observado pelos executivos e leitores de demonstrações contábeis já que o simples fato de a entidade ser capaz de continuamente realizar suas operações, por si só, adiciona valor ao negócio. Paralisações, interrupções, oualteração abrupta da produção fatalmente acarretam perda de valor para a entidade e precisam assim, ser precisamente consideradas pelos diversos usuários da informação contábil. A rápida inovação tecnológica e o fenômeno da globalização de nossos dias, mais que ressaltam a importância de se dedicar bastante atenção à continuidade do negócio, na medida em que, tanto interna como externamente, a...
tracking img