A interdisciplinariedade no ensino da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INTERDISCIPLINARIEDADE NO ENSINO DA ARTE
Cleberson Diego Gonçalves[1]
Jéssica Budke[2]


RESUMO

A educação através da arte, segundo Fusari e Ferraz (1992), é considerada um movimento educativo que foi difundido no Brasil a partir das idéias do filósofo Herbert Read (1948) e apoiada por educadores, artistas, filósofos, psicólogos. A base desse pensamento é ver a arte não apenascomo uma das metas da educação, mas como o seu próprio processo, também considerado como sendo criador. Apesar dos esforços para o desenvolvimento de um saber artístico na escola, verifica-se que a Arte, historicamente produzida e em produção pela humanidade, ainda não tem sido suficientemente ensinada e apreendida pela maioria das crianças, adolescentes e jovens brasileiros.Dessa maneira, estapesquisa trata de uma proposta interdisciplinar na abordagem das Artes Visuais, Dança e Música no ensino da arte na escola.

PALAVRAS CHAVES: arte, interdisciplinaridade, arte educação.



















INTRODUÇÃO


Através da interdisciplinaridade pode-se fazer uma análise do trabalho com Artes Visuais, Dança e Música no sentido de melhor identificar e conhecer suaimportância. A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5.692/71 e, deste então, encontra-se presente dentro da educação brasileira. Também, através da nova LDB nº 9.394/06 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais, passa a fazer parte da prática dos professores e das propostas curriculares.
Segundo o Ministério daEducação e da Cultura – MEC (1997), a interdisciplinaridade é vista como sendo a interação entre as disciplinas como uma forma de complementar ou suplementar a formulação do saber crítico-reflexivo dentro do processo de ensino e aprendizagem e também, como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas trabalhadas pelas escolas, garantindo um conhecimento global, rompendo com isso, oslimites disciplinares e fazendo com que o educando melhor se aproxime de conhecimentos importantes e necessários para sua formação.
Sendo assim, ao se defender uma proposta de ensino interdisciplinar, define-se no que tange as Artes Visuais, segundo Fusari e Ferraz (1992), como as formas tradicionais de pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura e incluem outras modalidades estéticas apartir da modernidade sendo cada uma dessas visualidades, utilizada de modo particular e em diferentes possibilidades de combinação entre imagens, por intermédio das quais os alunos podem se expressar e se comunicar entre si de diferentes maneiras, fazendo com isso, que se torne um indivíduo que saiba reconhecer e interpretar o que está sendo visto.
Com relação à dança, esta faz parte dasculturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer, sendo um bem cultural e inerente à natureza do homem. Segundo os PCNs (1997), a dança é uma forma de expressar arte e através dela o indivíduo manifesta sentimentos, emoções, alegrias, tristezas, utilizando-se de movimentos.
Quanto à música, sua aprendizagem pode ser fundamentada no sentido de fazer com queo indivíduo tenha oportunidade e participar de forma ativa como ouvinte, intérprete, compositor e improvisador, dentro e fora da sala de aula, tendo em vista estar associada às tradições e às culturas de cada época. A música é uma forma de arte que combina sons e silêncio, seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo e, considerada por alguns autores, como uma prática cultural e humana.Considerando o exposto, justifica-se esta pesquisa, tendo em vista a interdisciplinaridade se mostrar importante no tempo contemporâneo e possuir constante diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, fornecendo também, diferentes possibilidades de conexão entre os assuntos tratados em sala de aula dentro de uma mesma área de conhecimento. Os conteúdos teóricos dentro de uma...
tracking img